Mundo

Bolsonaro reúne apoiantes e aliados numa manifestação com ataques à Justiça

O ex-presidente Jair Bolsonaro, investigado por suposta tentativa de golpe de estado, reuniu neste domingo apoiantes e aliados, numa manifestação com ataques à Justiça e adversários políticos.

Loading...

O ex-presidente reuniu apoiantes na orla de Copacabana, reduto bolsonarista, num evento organizado por aliados políticos. Muitas bandeiras de Israel, no ato que teve o apoio de uma das maiores igrejas evangélicas do pais. Bolsonaro e apoiantes também pediram amnistia aos acusados pela invasão das sedes dos três poderes, em janeiro de 2023.

Bolsonaro voltou a levantar dúvidas sobre o resultado das eleições. Sob a mira da Justiça, o ex-Presidente evitou fazer ataques diretos ao Supremo Tribunal Federal, que em fevereiro autorizou uma operação da polícia contra Bolsonaro, que teve o passaporte apreendido no âmbito das investigações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado que visava sua manutenção no poder depois da derrota para Lula, em 2022.

Os ataques diretos à Justiça brasileira ficaram por conta dos seus aliados. Bolsonaro aproveitou, no entanto, para criticar decisões da Justiça à boleia da repercussão do embate entre Elon Musk, dono da rede social X, antigo Twitter, e Alexandre de Moraes, integrante do STF, responsável pelo processo que investiga a atuação de milícias digitais no país. Moraes despertou a ira de Musk ao bloquear o perfil de influenciadores, empresários e políticos, aliados de Bolsonaro.

A manifestação deste domingo também tem como objetivo começar a mobilizar o eleitorado bolsonarista para as municipais deste ano.

Bolsonaro, que foi proibido no ano passado pela justiça eleitoral de disputar eleições até 2030, acusado de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, tem atuado como cabo eleitoral de aliados, que poderão ajudá-lo a manter sua sobrevida política até poder voltar a disputar cargos públicos.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do