Mundo

“O som dos drones do terror é o mesmo nos céus do Médio Oriente e da Europa"

Zelensky comparou o conflito no Médio Oriente à guerra na Ucrânia, após o ataque do Irão contra Israel. O presidente ucraniano deixou ainda um apelo aos Estados Unidos da América.

“O som dos drones do terror é o mesmo nos céus do Médio Oriente e da Europa"
Ints Kalnins/Reuters

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, condenou, este domingo, o ataque do Irão contra Israel, numa publicação feita na rede social X, afirmando que a Ucrânia “conhece muito bem o horror de ataques semelhantes”, pelas mãos da Rússia.

“As ações do Irão ameaçam a região inteira do Médio Oriente, tal como as ações da Rússia são uma ameaça de alargamento do conflito e é óbvia a colaboração entre os dois regimes para espalhar o terror”, aponta Zelensky, que pede uma “resposta unida do mundo”.

“O som de drones “Shahed”, arma de terror, é o mesmo nos céus do Médio Oriente e da Europa. Este som deve servir como uma chama de atenção para o mundo livre”, alerta o presidente ucraniano.

O presidente ucraniano deixou, por isso, um apelo ao Congresso dos Estados Unidos para “tomar as decisões necessárias para fortalecer os aliados” em “tempos críticos”.

“Palavras não param drones e não interceptam mísseis. Só ajuda concreta o faz. A ajuda que nós antecipamos”, declarou, apelando

A Rússia reagiu, esta manhã, ao ataque lançado, este sábado, pelo Irão contra Israel. O ministro russo dos Negócios Estrangeiros expressou “preocupação extrema” com outra “escalada perigosa” no Médio Oriente e pediu contenção após o ataque iraniano.

O país - que invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, desencadeando uma guerra ainda sem fim à vista - tinha realizado, na sexta-feira, um teste de lançamento de um míssil balístico intercontinental, de acordo com o Ministério da Defesa russo, garantindo a "alta confiabilidade dos mísseis russos".

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do