Mundo

Milionária condenada a pena de morte por fraude de 40 mil milhões no Vietname

No Vietname, uma empresária do ramo imobiliário foi condenada à pena de morte por fraude. O julgamento faz parte da campanha anti-corrupção que levou à detenção de governantes e alguns dos maiores empresários do país.

Loading...

Há quem lhe chame julgamento-espetáculo. Pelos cálculos da imprensa internacional, os mais de 11 mil milhões e meio de euros correspondem a 3% do PIB do Vietname. É a maior fraude financeira da história do Vietname e Truong My Lan, presidente de uma empresa imobiliária, é o rosto do escândalo.

Durante 11 anos, a presidente da VTP desviou dinheiro do Banco Saigon - do qual fez parte da fundação - através de "milhares de empresas fantasma", às quais eram concedidos empréstimos sem as devidas garantias, através de ingerência e subornos.

O caso envolveu 2.700 testemunhas, 10 procuradores-gerais e quase 200 advogados. O julgamento durou cinco semanas.

Truong My Lan, de 67 anos, tinha sido detida em outubro. Foi agora sentenciada à pena de morte, além de 20 anos de prisão pelo crime de suborno e a outros 20 por violação dos regulamentos de acesso ao crédito nas instituições bancárias.

O julgamento insere-se numa campanha anti-corrupção que começou em 2016, que já levou à detenção de dois Presidentes, ao afastamento de vários governantes e a outros julgamentos.

No Vietname, a pena de morte está prevista para 22 crimes, incluindo homicídio, assalto à mão armada, tráfico de drogas, abuso sexual de menores, violação e para uma série de crimes financeiros, como a corrupção, a fraude e o desvio de fundos.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do