Mundo

Vulcão Etna liberta "raros" anéis de fumo (e faz as delícias da internet)

Não são OVNIs, halos de anjos ou um pouco de magia da personagem Gandalf, como brincou um comentador. Estes anéis de fumo são resultantes de um raro fenómeno meteorológico.

Loading...

O vulcão Etna, na região italiana de Sicília, está a deliciar, duplamente, visitantes e cibernautas, através do raro fenómeno de libertação de anéis de fumo.

Esta reação, relativamente rara, é causada por uma libertação constante de vapores e gases, que levou à emissão de anéis de vórtices vulcânicos.

Como se formam estes anéis?

Tecnicamente estes anéis não são realmente fumo.

Até há pouco tempo era desconhecido o fenómeno que levava à criação destes anéis de fumo, mas entretanto a ciência já o conseguiu explicar.

A sua formação requer uma atmosfera calma e uma abertura vulcânica circular.

Quando os gases vulcânicos quentes são libertados pela chaminé do vulcão de forma repentina, ou seja, num curto impulso, os gases sobem e criam uma nuvem, semelhante aos rastos de avião.

Embora os anéis de fumo tenham sido documentados em vulcões de todo o mundo, exibições múltiplas como esta são extremamente raras.

Anéis de fumo sobre o vulcão Etna, na Sicília, Itália, a 5 de abril de 2024.

Monte Etna, o maior vulcão ativo da Europa

Os anéis surgiram no Monte Etna, o maior vulcão ativo da Europa, que se ergue 11.000 pés acima da ilha de Sicília.

O vulcão entra em erupção frequentemente e as suas explosões estão documentadas há mais de 3500 anos.

Ainda a 16 de agosto do ano passado Itália colou o vulcão Etna em estado de pré-alerta, devido à alta probabilidade de novas erupções.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do