Mundo

Quais os países da UE com e sem serviço militar obrigatório e aqueles que estão a repensá-lo

A guerra na Ucrânia e a dependência da NATO reacendeu o debate sobre a reintrodução do serviço militar obrigatório em muitos países europeus. Dos 27 Estados-membros da União Europeia, quais são os que têm serviço militar obrigatório, quais os que aboliram e aqueles que nunca sequer tiveram? País por país, revemos a situação.

Quais os países da UE com e sem serviço militar obrigatório e aqueles que estão a repensá-lo
Lusa

Países com serviço militar obrigatório

Áustria

A Áustria é dos quatro Estados-membros da União Europeia que não fazem parte da NATO (Áustria, Chipre, Irlanda e Malta). Em 2013, a Áustria reintroduziu o serviço militar obrigatório para homens dos 18 a 35 anos por um período de seis meses (9 meses no caso de preferirem realizar serviço civil/comunitário).

Dinamarca

O serviço militar obrigatório na Dinamarca existe desde 1849 e dura de 4 a 12 meses. Inicialmente, a recruta visava apenas homens maiores de 18 anos, norma que mudou nos últimos meses. O recrutamento passou a ser também obrigatório para as mulheres.

Finlândia

Também na Finlândia, o serviço militar é obrigatório para homens a partir dos 18 anos. A duração pode variar entre 6 a 12 meses. Há também a possibilidade de prestar serviço civil, que se prolonga por 12 meses. Depois de terminado o serviço, os recrutas entram na reserva até aos 60 anos. Para as mulheres, o serviço militar é de caráter voluntário.

Grécia

O serviço militar obrigatório existe na Grécia desde 1914, tendo sofrido alterações ao longo dos anos. Por exemplo, ao longo de várias décadas eram recrutados homens entre os 16 e 45 anos, por um período de 9 meses, enquanto agora é necessário ter 19 anos para iniciar o serviço. A mais recente mudança foi o prolongamento do serviço militar obrigatório, que passou a ser de 12 meses para todos os ramos das Forças Armadas, no final de 2020.

Lituânia

A Lituânia é um daqueles casos que retomou, nos últimos anos, o serviço militar obrigatório. Em 2015, o país que faz fronteira com a Bielorrússia e a região de Kaliningrado, exclave russo, reintroduziu o serviço militar obrigatório para homens entre os 18 e os 26 anos, depois de o ter abolido em 2009. O serviço militar dura 9 meses.

Suécia

Assim como a Lituânia, a Suécia retomou a obrigatoriedade do serviço militar obrigatório nos últimos anos. A partir de 2018, homens e mulheres dos 18 aos 47 anos passaram a ter que se apresentar para prestar serviço militar entre 9 e 12 meses.

Letónia

O governo da Letónia aprovou em 2023 a reintrodução do serviço militar obrigatório, medida que entrou em vigor este ano. Prestam serviço os homens dos 18 aos 27 anos.

Chipre

Todos os homens do Chipre dos 18 aos 50 anos são obrigados a cumprir o serviço militar obrigatório de 14 meses. A obrigação começa no ano em que a pessoa completa 18 anos e continua até o ano em que completa 50 anos.

Estónia

A Constituição da Estónia dita o dever obrigatório de prestar serviço nas Forças de Defesa a “todos os cidadãos do sexo masculino fisicamente e mentalmente saudáveis”. O serviço pode durar de 8 a 11 meses e abrange gomens dos 18 aos 26 anos.

Países sem serviço militar obrigatório

Alemanha

O serviço militar foi obrigatório para todos os homens na Alemanha de 1956 a 2011. Já com o fim da Guerra Fria, o tamanho das forças armadas alemãs começou a reduzir, levando ao fim do serviço militar obrigatório em 2011.

Bélgica

A Bélgica não tem serviço militar obrigatório. Foi abolido em 1994, com os últimos recrutas a abandonarem o serviço em 1995. Possui, no entanto, o serviço voluntário de utilidade coletiva (SUC) para jovens entre os 18 e 25 anos que não estudam nem trabalham, de forma a colmatar as dificuldades no recrutamento.

Itália

Itália aboliu o serviço militar obrigatório em 2005. A recruta é de caráter voluntário desde então.

Luxemburgo

O Luxemburgo só teve serviço militar obrigatório de 1948 a 1967. O recrutamento para as Forças Armadas é feito de forma voluntária.

Países Baixos

A obrigatoriedade do serviço militar caiu em 1997, passando o Exército e restantes forças a serem compostas por voluntários. A partir dos 17 anos, os cidadãos recebem uma carta que lhes dá conta que foram registados nos serviços, mas não têm de comparecer. Os Países Baixos estão entre o grupo de países que têm reavaliado a possibilidade de reintroduzir o serviço militar obrigatório.

Polónia

Em 2009, a Polónia aboliu o serviço militar obrigatório. Em 2017, o governo polaco criou a Força de Defesa Territorial, composta apenas por voluntários, mas que tem crescido desde o início da guerra na Ucrânia. A par desta força, o Exército oferece treinos militares a civis entre os 18 e 65 anos.


Croácia

A Croácia aboliu o serviço militar em 2008, quando o número o número dos que se alistavam para o serviço civil começou a superar o número dos interessados no serviço militar. Neste momento, apenas voluntários se apresentam para cumprir serviço. O ministro da Defesa croata já recomendou ao governo a reintrodução do serviço militar obrigatório.

França

Em França, o serviço militar obrigatório terminou em 2001. Em 2019, o Presidente Emmanuel Macron criou o Serviço Nacional Universal (SNU), atualmente de caráter voluntário, mas que pode vir a tornar-se obrigatório. O serviço consiste em duas semanas de treino militar e duas semanas a prestar serviço comunitário.

Espanha

Em 2001, o governo espanhol implementou uma série de reformas nas Forças Armadas, incluindo a abolição do serviço militar obrigatório, que durou décadas no país. Desde então, as Forças Armadas espanholas operam com um modelo de voluntariado.

Bulgária

A Bulgária manteve o serviço militar obrigatório durante muitos anos. Em 2008, suspendeu o recrutamento obrigatório para as Forças Armadas e começou a depender de um sistema de voluntariado. O serviço militar era obrigatório para homens dos 18 aos 27 anos.

Chéquia

A Chéquia, por exemplo, aboliu o serviço militar obrigatório mais cedo do que a Bulgária. Em 1993, o serviço nacional foi reduzido para um ano, antes de ser abolido completamente 11 anos depois. O Chefe do Exército checo já deu conta da necessidade de fazer alterações no serviço militar, ponderando o regresso da obrigatoriedade.

Irlanda

A Irlanda nunca teve serviço militar obrigatório. As Forças de Defesa servem como militares totalmente voluntários.

Hungria

O serviço militar na Hungria é voluntário, embora o recrutamento possa ocorrer em tempos de guerra. A obrigatoriedade de cumprir serviço militar acabou em 2005.

Malta

O caso de Malta é semelhante ao da Irlanda. Os cidadãos de Malta nunca tiveram de cumprir serviço militar obrigatório.

Portugal

Em Portugal, o serviço militar obrigatório foi suspenso em 2004, passando o recrutamento a ser totalmente voluntário. No entanto, o país tem um sistema de recrutamento obrigatório para as Forças Armadas, conhecido como recenseamento militar, que abrange todos os cidadãos a partir dos 18 anos. O recenseamento é feito automaticamente desde 2009. Em Portugal, há quem defenda o regresso do serviço militar obrigatório, não se conhecendo, para já, a posição do novo Governo em relação a esta questão.

Roménia

A Roménia aboliu o serviço militar obrigatório em 2007, três anos depois de ter aderido à NATO. Tem, atualmente, um exército profissional de 80 mil homens. O ministro da Defesa romeno, Angel Tilvar, já descartou a possibilidade de reintroduzir o serviço militar obrigatório.

Eslovénia

O serviço militar obrigatório terminou na Eslovénia, em 2003, depois do desinteresse dos recrutas que se mostravam mais entusiasmados com o serviço civil do que com o militar. As mais recentes notícias revelam que o governo esloveno não está a considerar voltar ao modelo de recrutamento obrigatório.

Eslováquia

Tal como a Roménia, a Eslováquia decidiu suspender o serviço militar obrigatório em 2006, dois anos depois de ter aderido à NATO.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do