O programa de televisão é real, a rubrica com os resumos semanais existe, os concorrentes também, mas a apresentadora não. Alba Renai foi criada com inteligência artificial por uma empresa do grupo de comunicação espanhol Mediaset.
É a nova aposta do canal Telecinco para apresentar a rubrica semanal do reality show "Sobreviventes", com imagens inéditas do programa. O segmento é transmitido na televisão e nas redes sociais.
Foi precisamente nas redes sociais que surgiu a nova aposta da televisão espanhola. Alba é uma influencer digital de Madrid, tem 24 anos e foi criada em setembro do ano passado. A espanhola até já deu uma entrevista sobre o trabalho que tem feito.
Como qualquer outra influencer, nas redes sociais de Alba, não faltam conteúdos sobre o dia a dia, dicas de moda, alimentação e até de viagens. Alba é também uma influencer atenta às questões da sustentabilidade, inclusão e diversidade. A 8 de março, a mulher virtual deixou uma mensagem às mulheres reais, em que enaltece a força, a coragem e a resiliência de todas as mulheres.
No Instagram já tem mais de 5 mil seguidores, mas é no TikTok que chega a um público mais vasto, com quase 14 mil seguidores.
Alba é o mais recente exemplo do avanço tecnológico, que, para uns, é fascinante e, para outros, assustador.