Mundo

Correspondente SIC

Presidenciais da Rússia: militares russos obrigam ucranianos das zonas ocupadas a votar

As assembleias de voto têm uma forte presença de soldados armados, conta a correspondente da SIC, Iryna Shev.

Loading...

Os militares russos estão a obrigar os ucranianos que vivem em zonas ocupadas na Ucrânia a votar nas eleições presidenciais russas. As assembleias de voto têm uma forte presença de soldados armados.

A participação presencial nas eleições presidenciais russas ultrapassou os 61%, faltando pouco mais de 10 horas para o encerramento dos últimos centros de votação, declarou hoje a Comissão Eleitoral Central (CEC) da Rússia.

A correspondente da SIC em Kiev Iryna Shev relata como está a decorrer o ato eleitoral em territórios ocupados pelos russos.

"O ato eleitoral em território ocupado pelos russos decorre com forte presença de soldados armados, que vão de porta em porta obrigar os ucranianos a participar nestas eleições", referiu.

O último desejo de Navalny: meio-dia contra Putin nas eleições Presidenciais

A participação nas assembleias de voto aumentou ao meio-dia numa ação de protesto contra o Presidente russo. O apelo para que todas as pessoas insatisfeitas com Putin compareçam nas urna foi lançado por Alexei Navalny, pouco tempo antes de morrer.

50 detidos na Rússia

Perto de 50 pessoas foram detidas, esta manhã, em pelo menos 13 cidades da Rússia em incidentes relacionados com as Eleições Presidenciais.

Noite marcada por ataques ucranianos em várias regiões russas

O exército da Rússia disse ter abatido 35 drones ucranianos que sobrevoavam várias regiões do país, incluindo a região da capital Moscovo, hoje, no último dia de votação para as eleições presidenciais russas.

"Os sistemas de defesa aérea intercetaram e destruíram" 35 aparelhos aéreos não tripulados, conhecidos como drones, quase metade dos quais na região de Krasnodar, disse o Ministério da Defesa russo, na plataforma de mensagens Telegram.

Os restantes drones foram abatidos esta madrugada e manhã na região de Moscovo, assim como nas regiões de Belgorod, Kaluga, Oriol, Rostov e Kursk, todas situadas no oeste da Rússia, perto da fronteira com a Ucrânia, disse o ministério.

Quatro drones foram também abatidos na região de Yaroslavl (oeste), localizada a cerca de 800 quilómetros da fronteira com a Ucrânia, num dos ataques de mais longe alcance lançados por Kiev.

Moscovo acusa Kiev de perturbar as eleições presidenciais

A Rússia acusa a Ucrânia de praticar "atividades terroristas" para tentar perturbar as eleições presidenciais.

Há relatos de que as forças ucranianas lançaram drones contra uma assembleia de voto na região ocupada de Zaporíjia.

Também as forças russas atacaram território ucraniano durante a noite. Foram lançados 14 drones contra a cidade de Odessa que danificaram algumas empresas agrícolas.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do