Mundo

"Sólido reforço": Marcelo felicita Suécia pela adesão à NATO

Numa decisão histórica, a Suécia tornou-se esta quinta-feira o 32.º membro da Aliança Atlântica.

Ulf Kristersson entrega a documentação final de adesão a Antony Blinken
Ulf Kristersson entrega a documentação final de adesão a Antony Blinken
Amanda Andrade-Rhoades/Reuters

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o Rei Carlos XVI Gustavo pela adesão da Suécia à NATO, esta quinta-feira.

"O alargamento da Organização do Tratado do Atlântico Norte à Suécia “representa um sólido reforço de uma estrutura que tem sido fundamental em matéria de segurança e defesa coletiva e de manutenção da Paz”, pode ler-se numa mensagem divulgada no site da Presidência.

A Suécia pediu a adesão à NATO em 2021, juntamente com a vizinha Finlândia, depois da invasão da Ucrânia pela Rússia, contando com o apoio do Estado português em todo o processo.

“Portugal, que apoiou sem reservas, de forma convicta e decidida a adesão da Suécia à NATO, congratula-se por este histórico alargamento, na firme certeza de que a integração do seu mais recente membro contribuirá para reforçar o pilar europeu de defesa no seio da Aliança Atlântica”, acrescenta Marcelo Rebelo de Sousa.

Esta a primeira vez em mais de 200 anos que o país integra uma aliança militar, passando a beneficiar da garantia de defesa comum da aliança, segundo a qual um ataque a um membro é considerado um ataque a todos.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do