Mundo

NASA recebe sinal a 16 milhões de quilómetros de distância no espaço

Este sinal espacial é considerado um teste bem-sucedido do sistema de comunicações óticas no espaço profundo, sendo a primeira vez em que são transmitidos dados através de um laser mais distante do que a Lua.

NASA recebe sinal a 16 milhões de quilómetros de distância no espaço
NASA

A agência espacial norte-americana (NASA) informou que recebeu um sinal de uma nave espacial a 16 milhões de quilómetros de distância do planeta Terra, através de um mecanismo de laser que poderá transformar as comunicações entre espaçonaves, avança a o jornal britânico The Independent.

Este sinal espacial é considerado um teste bem-sucedido do sistema de comunicações óticas no espaço profundo (DSOC na siga inglesa) da NASA, sendo a primeira vez em que são transmitidos dados através de um laser mais distante do que a Lua - cerca de 40 vezes superior à distância da Terra à superfície lunar.

Mudança de paradigma

Até ao momento quase todas as comunicações com naves no espaço profundo eram conseguidas através de sinais de rádio, enviados e recebidos através da vastas antenas na Terra.

Ainda que estes sinais de rádio tenham provado ser confiáveis, a sua largura de banda é limitada, o que significa que é lento ou impossível enviar arquivos grandes, como fotos e vídeos em alta definição.

O trabalho da NASA no DSOC é uma tentativa de usar comunicações óticas através de lasers, numa tecnologia que poderia melhorar as taxas de dados em até 100 vezes, segundo a agência espacial.

Missão em direção a Psyche

A primeira tentativa de testar a tecnologia além da Lua saiu da Terra na missão Psyche da NASA, que deixou a Terra dia 14 do mês passado, numa missão para estudar um asteroide distante.

A descolagem do poderoso foguetão Falcon Heavy da SpaceX, transportando a sonda da NASA, decorreu conforme planeado às 10h19, horário local (15h19 GMT), do Centro Espacial Kennedy, na Florida.

Na semana passada, esse equipamento foi detectado por um farol laser da Nasa na Califórnia. A Nasa diz que a descoberta da “primeira luz” é parte de uma série de experimentos que eles esperam provar que a tecnologia laser pode funcionar.

A espaçonave carrega um transcetor de laser que pode enviar e receber sinais de laser no infravermelho próximo.

A sonda da NASA percorrerá cerca de 3,5 mil milhões de quilómetros para chegar até lá, com data de chegada prevista para o verão de 2029.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do