Mundo

NASA quer construir casas na Lua até 2040

A NASA pretende enviar uma impressora 3D para a Lua para construir edifícios de betão, destinados à habitação humana. Este equipamento irá ser testado na Terra antes de ser enviado para o satélite natural.

Cidade do México, México
Cidade do México, México
HENRY ROMERO

A NASA, a agência norte-americana para a exploração espacial, quer construir casas habitáveis por humanos na superfície lunar durante a próxima década. O objetivo pode ser ambicioso para alguns cientistas, mas a NASA considera a meta credível.

O jornal norte-americano New York Times avança que o projeto inclui a colocação de uma impressora 3D na Lua, com o objetivo de construir edifícios de betão. O material utilizado será produzido a partir de fragmentos de rocha e minerais, existentes na superfície do satélite natural.

Estamos num momento crucial e de alguma forma parece um sonho. Por outro lado, parece que seria inevitável que fossemos para lá”, diz ao jornal Niki Werkheiser, diretora de maturação tecnológica na NASA.

Antes de ser enviada para a Lua, a tecnologia da impressora 3D será testada na Terra. Segundo a Fortune, o envio desta tecnologia está agendado para fevereiro de 2024.

“Estamos todos prontos para dar este passo em conjunto, por isso se nós desenvolvermos as nossas principais capacidades, não há razão para não ser possível”, acrescenta Niki Werkheiser, sublinhando que a NASA tem “as pessoas certas na altura certa com um objetivo comum”.

No próximo ano, a NASA tem agendada a realização da missão Artemis 2, que irá levar uma equipa de quatro astronautas para a Lua. A partida do foguetão ocorre mais de um ano depois da missão Artemis 1 ter descolado, levando apenas robôs a bordo.

O Homem chegou à Lua há mais de 50 anos: Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins foram os pioneiros a aterrar na superfície lunar. Anos depois, a missão Apolo 17 permitiu aos astronautas estar mais de 75 horas neste satélite natural.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do