Mundo

Alterações climáticas podem levar ao aumento de casos de dengue no mundo

Na Europa, no ano passado, foram diagnosticados 71 casos, quase tantos quanto os que foram registados ao longo dos últimos 10 anos.

Loading...

Devido às alterações climáticas, os casos da doença de dengue podem vir a bater um novo recorde este ano no mundo, alerta a Organização Mundial da Saúde que frisa que os efeitos do aquecimento global não param de se multiplicar. Os incêndios, que nos últimos dia têm fustigado de forma violenta, a Grécia são disso exemplo.

A poucos quilómetros a noroeste da capital da Grécia começam já os trabalhos de rescaldo, depois do incêndio mais grave dos últimos dias, na região, ter sido controlado.

Desde o início da semana, na zona de Atenas, o fogo deixou mais de 100 casas e empresas total ou parcialmente destruídas, segundo a agência Reuters.

Os bombeiros estão atentos a qualquer reacendimento, sobretudo, nas zonas de difíceis acessos. Não pode haver qualquer descuido, dado que os próximos dias serão de alto risco. As temperaturas vão continuar a subir no país e podem chegar aos 45 graus, no domingo.

Turismo afetado pelo calor

O turismo ressente-se e exemplo disso é o facto de a Acrópole de Atenas, um dos monumentos mais visitados do mundo, ter começado a fechar durante as horas de maior calor.

Não é só a Europa do sul que está a sufocar. O Egito, no Médio Oriente, está habituado ao calor, mas não a tanto. Os termómetros já chegaram aos 45 graus no sul do país e o instituto de meteorologia egípcio diz que são as temperaturas mais altas em quase 130 anos.

Casos de dengue deverão aumentar

O aquecimento global, cada vez mais evidente, está a fazer aumentar os casos de dengue, uma doença febril aguda causada por um vírus que é transmitido pela picada de mosquitos, que se multiplicam mais rapidamente em climas mais quentes.

A Organização Mundial da Saúde alertou, por isso, esta sexta-feira que este ano se pode bater um novo recorde de casos da doença.

Na Europa, a doença de dengue também tem crescido. No ano passado foram diagnosticados 71 casos quase tantos quanto os que foram registados ao longo dos últimos 10 anos.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do