Vacinas e Envelhecimento

“A nossa grande preocupação, mais do prevenir a doença, é reduzir a probabilidade de se morrer dessa infeção”

Quem o diz é Francisco George, presidente da Sociedade Portuguesa de Saúde Pública, sobre a importância da vacinação no adulto. Este é o foco do projeto + Longevidade, uma iniciativa da NOVA IMS, com o apoio da GSK, à qual a SIC Notícias se associa como media partner

Loading...

As vacinas podem desempenhar um importante papel enquanto vetor de promoção da saúde ao longo da vida e, em particular, na promoção de um envelhecimento ativo e saudável. Mas a população deve consciencializar-se de que as vacinas, muitas vezes, impedem as versões graves da doença, mas não impedem o seu aparecimento.

A literacia em saúde - que deve começar nos médicos - e a forma como se comunicam os benefícios da vacinação são aspetos fundamentais na promoção da adesão dos portugueses a este método preventivo.

“Deve-se apostar na literacia da população em geral, mas também na perspetiva do ensino: o Ministério da Educação deve contemplar as questões ligadas à vacinas dos adultos nos programas escolares”, sugere Francisco George, presidente da Sociedade Portuguesa de Saúde Pública e chairman do projeto + Longevidade.

Durante as próximas semanas, a SIC Notícias divulgará oito visões, de oito especialistas distintos, sobre a importância da vacinação depois da infância. A primeira já foi divulgada e pode ser vista AQUI.

Acompanhe tudo no site da SIC Notícias.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do