Mundo dos Animais

Baleia-comum "com 15 metros" aparece junto a Lisboa

Uma baleia-comum apareceu junto à costa portuguesa, perto de Lisboa, esta semana e o momento foi captados por um biólogo marinho que fazia uma excursão com 12 passageiros. Veja aqui o momento.

Uma baleia-comum nada junto a um golfinho-comum, ao largo do Algarve
Uma baleia-comum nada junto a um golfinho-comum, ao largo do Algarve
Ocean Vibes Algarve

Uma baleia-comum foi vista à beira de Lisboa, junto ao Meco, no início da semana, sendo o segundo maior animal do mundo que tem por hábito viajar ao longo da costa portuguesa. O momento foi registado pela SeaEO Tours.

Balaenoptera physalus é o nome científico dado à baleia-comum que, esta semana, foi avistada junto ao Meco, perto de Lisboa. Conhecida por ser o segundo maior animal do mundo, esta baleia tem 15 metros de comprimento e quando foi vista estava no meio de uma centenas de golfinhos-comuns.

Apesar de ser uma especial habitual da costa portuguesa, o momento foi captado pela SeaEO Tours, onde se fazem excursões de barco para vários eventos e circunstâncias.

Nesta viagem curta, 12 passageiros acompanhados por dois biólogos marinhos tiveram o privilégio de vislumbrar e captar a baleia-comum, “sempre que a baleia vinha à superfície”.

Veja aqui o momento.

Portugal e o mar

Ainda há 10 dias, foi avistado um um tubarão-frade em Viana do Castelo. Segundo a Direção-Geral de Recursos Marítimos (DGRM), esta espécie, apesar de “enorme”, “não é perigosa”. É o segundo maior tubarão do mundo, “por vezes avistado na orla atlântica nacional” e “não mostram receio em aproximar-se de pessoas ou embarcações".

Uma baleia-sardinheira, com cerca de dez metros de comprimento, foi avistada a alimentar-se ao largo do Estoril, também há duas semanas. Apesar deste exemplar ser ainda um “pré-adulto”, com apenas dez metros, a espécie pode atingir mais do dobro do comprimento na vida adulta, chegando aos 22 metros. A baleia-sardinheira é considerada o terceiro maior cetáceo do mundo.

Em junho, voltaram a aparecer golfinhos no Tejo e também uma baleia-de-minke entre os barcos que viajavam pelas duas margens de Lisboa.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do