Mundo dos Animais

Surf a quatro patas: cães (abandonados) vão à praia apanhar ondas

Cães a fazer surf? É possível e faz bem, tanto aos animais, como aos donos. Numa atividade que promove o bem-estar animal, a atividade física e alerta para o abandono, a SIC teve a oportunidade de assistir a cães em cima de pranchas de surf no mar de Carcavelos e, acredite, não vai querer perder estas imagens.

Loading...

Buddy e Wookie, pai e filho, estiveram entretidos a molhar as patas este sábado na praia de Carcavelos no âmbito da 2ª edição de Surf Canino da Associação São Francisco de Assis. Ambos adoram a água, apesar de terem sido resgatados muito medrosos e receosos.

"Foram retirados de uma quinta com mais 29 cães. Estavam negligenciados, em condições deploráveis. Chegaram à associação com muito medo e receio, foi difícil socializá-los", contam Rita e Tiago, funcionários do abrigo.

Entre ondas e pranchas, e graças à dedicação da equipa, hoje são "cães impecáveis com as pessoas, com outros cães e estão disponíveis para adoção".

Rita e Tiago
SIC Notícias

Buddy e Wookie são dois dos quase 600 cães da Associação do Zambujeiro, Alcabideche, que "precisam de uma família para recomeçar a sua vida".

Depois do sucesso da primeira edição do Surf Canino, em que 30 cães tiveram a sua primeira experiência em cima de uma prancha, a associação voltou para o mar, para que tutores e animais de companhia possam criar um maior vínculo entre si.

Nesta 2.ª edição, para além de alguns cães que estão para adoção, juntaram-se outros animais e os seus donos para experimentarem a atividade. Reuniu-se um grupo de algumas dezenas de pessoas à beira-mar para assistir aos cães a apanharem ondas e a sacudir o pelo na areia.

A missão da associação

Num dia de diversão, também houve tempo e espaço para destacar outras missões da associação. É que com a chegada do verão, o abandono aumenta.

A associação aconselha a que os donos deixem lá os seus animais durante o dia para que não fiquem trancados em casa ou sozinhos enquanto vão trabalhar ou vão de férias.

"Há casos em que famílias estão no limite do que são os seus rendimentos mensais e não podem despender de outros gastos e o animal acaba por ser o primeiro onde as famílias começam a cortar, mas também existe o contrario: famílias que neste momento de crise tem sensibilidade maior para ajudar e adotar animais", revela o vereador Nuno Piteira Lopes.

Vereador Nuno Pieira Lopes
SIC Notícias

Porém, também nesse âmbito, a associação apoia famílias carenciadas com veterinário, vacinas, medicamentos e, até mesmo, ração.

Mais. Em Cascais, há uma equipa com ambulância com quatro pessoas disponíveis 24 horas para sair sempre que existe um animal em necessidade.

Surf Canino

Esta iniciativa, além de pretender captar apoios e doações a favor da Associação São Francisco de Assis e promover a adoção responsável e o trabalho da instituição, traz uma novidade: a inclusão social aliada ao bem-estar animal.

O Presidente da Junta de Carcavelos e Paredes, Nuno Alves, também quis pôr o pé na água e, por isso, vestiu um fato de surf e juntou-se à atividade.

"Todos juntos estamos a promover o bem-estar, trazemos animais abandonados e é uma forma de dar a conhecer a associação, todo o trabalho que faz na recolha e proteção animal e proporcionar à população momentos lúdicos", explica.

Presidente Nuno Alves
SIC Notícias

No seu fato de surf, o presidente da Junta refere que é importante que os atores políticos intervenham para serem um exemplo para que "as pessoas possam despretensiosamente juntar-se à causa".

Também o vereador Nuno Piteira Lopes relembra que é no verão que o abandono animal tende a aumentar muito e, por isso, este Surf Canino não tem como objetivo que os cães se tornem "grandes surfistas", mas que este seja “um evento diferente, fora da caixa”.

Nesta edição, além da Escola de Surf do "Carcavelos Surf Center", também participaram e apoiaram a "Wave by Wave", que promove a intervenção terapêutica baseada no surf e no contacto com o mar, através de atividades de intervenção, prevenção, formação e investigação nas áreas do desenvolvimento e saúde mental baseados no surftherapy.

Também esteve presente o projeto "Surf Social Wave", que pretende promover a empregabilidade de jovens e adultos em situação de desemprego ou à procura do primeiro emprego, acreditando no poder transformador do surf na sua capacitação profissional, social e pessoal.

Desde 2001, a Associação São Francisco de Assis já resgatou da rua e do Canil Municipal, até agora, cerca de 8.500 animais, que colocaram em adoção e cuja taxa de sucesso é superior a 97%.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do