Mundial feminino

Marcelo recebe seleção feminina: “Fizeram tudo para tornar o impossível possível"

Presidente da República recebe esta quinta-feira, no Palácio de Belém, a comitiva da Seleção Nacional de futebol feminino.

Marcelo recebe seleção feminina: “Fizeram tudo para tornar o impossível possível"
TIAGO PETINGA

O Presidente da República recebe neste momento, no Palácio de Belém, a comitiva da Seleção Nacional de futebol feminino, que marcou presença no Campeonato do Mundo.

Na receção às jogadoras e à equipa técnica, Marcelo Rebelo de Sousa deixou rasgados elogios à prestação de Portugal na competição, apesar de admitir que “preferia ter-vos recebido mais tarde".

“Começou com a vossa presença na Nova Zelândia a vitória no próximo Campeonato da Europa. Fizeram tudo para tornar o impossível possível. Jogaram melhor do que a Holanda, melhor que o Vietname e melhor que os EUA. A vossa qualidade foi superior”, salientou o Presidente.

TIAGO PETINGA

A finalizar o discurso no Palácio de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa deixou um especial agradecimento a toda a comitiva portuguesa: "Muito obrigado em nome de milhões de portugueses, mas sobretudo em nome de milhões de portuguesas. Tudo o que fizeram por todas as portuguesas não tem preço. Sentiram o orgulho do papel da mulher no futebol e na sociedade portuguesa. Quem lhes deu esse sentido de orgulho? Vocês".

TIAGO PETINGA

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, também abordou a prestação da seleção no torneio, estando convicto de que "será a primeira de muitas", num percurso "difícil", mas encarado de "forma extraordinária".

"Foram jogos muito bem conseguidos na fase de grupos, convencidos em tornarmos o impossível no possível. Estivemos plenamente convencidos de que o iríamos conseguir. Não foi surpresa para mim o comportamento da equipa ao longo deste Campeonato do Mundo, com uma fiabilidade extrema, de uma dedicação profunda e de um amor à camisola sem limites. Tudo fizeram para honrar Portugal. Infelizmente, num jogo épico, acabámos por não conseguir, num pequeno lance, mas temos de estar orgulhosos do que fizemos. O grupo soube honrar a camisola, Portugal e o futebol português", disse.

Fernando Gomes assegurou ainda que o futuro da seleção feminina "será risonho" e que "tem dado passos significativos na evolução", salientando que "veio para ficar" e farão tudo para que "mais meninas pratiquem e promovam o desporto em Portugal".

TIAGO PETINGA

O selecionador português, Francisco Neto, expressou que a receção do Presidente da República não ocorreu na data pretendida e para a qual trabalharam, mas lembrou os pedidos de Marcelo Rebelo de Sousa antes da prova, tendo regressado com o que tinham prometido.

"Voltámos com o que tínhamos prometido: muito trabalho, dedicação, sem medo de ninguém e olhos nos olhos. Demos tudo o que tínhamos e não tínhamos. Temos o lema de que só se descansa no fim e nunca no meio. Fomos competentes onde muitos não acreditavam, mas só não acreditava quem nunca as tinha visto jogar", frisou o técnico.

Também a capitã da seleção, a centrocampista Dolores Silva, dirigiu algumas palavras: "Fica, acima de tudo, o que demonstrámos a cada minuto dentro de campo. Todos os portugueses são essenciais. Todos eles, hoje, olham para nós de forma mais respeitosa, com maior dignidade e crença de que o futebol feminino é capaz de grandes feitos".

TIAGO PETINGA

A seleção portuguesa concluiu na terça-feira a primeira participação de sempre num Mundial feminino, ao ficar-se pela fase de grupos da competição que decorre na Austrália e na Nova Zelândia, depois de empatar 0-0 com os Estados Unidos, bicampeões mundiais, na terceira jornada do grupo E

A comitiva lusa - que apenas não incluiu Maria Alagoa, que seguiu diretamente para os Estados Unidos, onde estuda e joga - aterrou na capital ao início da tarde, pelas 12:16 horas, escoltada por dois caças F-16 da Força Aérea portuguesa a partir do momento em que passou a sobrevoar território nacional.

Loading...

Portugal estreou-se em Mundiais femininos na nona edição do torneio, depois de duas presenças em Europeus, em 2017 e 2019, com um desaire por 1-0 frente às neerlandesas, mas, somando depois, a primeira vitória de sempre em fases finais, com o triunfo frente às vietnamitas por 2-0, com golos Telma Encarnação e Kika Nazareth.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do