Eleições Legislativas

Menos mulheres e um deputado luso-brasileiro: eis o retrato do novo Parlamento

O desenho da nova legislatura mostra que o Parlamento terá menos mulheres. 76 dos 226 mandatos já atribuídos, ou seja um terço do total.

Loading...

A nova legislatura terá menos mulheres no Parlamento. Serão 76 e a mais nova tem 20 anos. Entre os deputados agora eleitos há pela primeira vez um luso-brasileiro.

Ex-atleta profissional de artes marciais, Marcus Santos, de 45 anos, é mestre de Jiu-jitsu e casado com uma portuguesa, de quem tem um filho.

Não perdeu tempo e depois de consumada a eleição como deputado do Chega pelo circulo do Porto deixou o recado nas redes sociais.

"Agora não tem jeito. A extrema esquerda racista, fascista e a comunicação social mentirosa vão ter de levar com o ‘negão’ do Chega. Viva Portugal", afirmou o agora deputado eleito.

Numa das reações à publicação, o filho de Jair Bolsonaro felicitou o vice-presidente da comissão política do Chega no Porto e dono de uma rede de ginásios de artes marciais.

Eduardo Bolsonaro diz que está a fazer história por ser o primeiro deputado brasileiro com assento parlamentar e desafia-o a levantar Portugal como fazia com os adversários.

Menos mulheres no hemiciclo

O desenho da nova legislatura mostra que o Parlamento terá menos mulheres. 76 dos 226 mandatos já atribuídos, ou seja um terço do total.

Dos 79 deputados da AD, que venceu as eleições, 55 são homens.

Na bancada socialista, dos 77 nomes apurados na noite de domingo, 30 são mulheres. O Chega tem 13 em 48.

Já o Bloco de Esquerda é o partido com maior representatividade feminina, três dos cinco mandatos conquistados entre os nove partidos com assento parlamentar.

A deputada mais jovem tem 20 anos. É estudante de Direito, pertence ao Chega. Madalena Cordeiro foi eleita pelo circulo de Lisboa. Há agora nove deputados com menos de 30 anos, eram 12 na anterior legislatura.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do