Economia

Importações de carros usados crescem 38% face a 2019

A venda de carros usados sofreu quebras brutais durante a pandemia, no entanto 2023 já deu sinais de recuperação, com um crescimento do negócio a rondar os 3,5%.

Loading...

A venda de carros usados aumentou no ano passado, mas ainda está longe dos números anteriores à pandemia. A maior subida registada foi na venda de automóveis importados.

A venda de carros usados sofreu quebras brutais durante a pandemia, no entanto 2023 já deu sinais de recuperação, com um crescimento do negócio a rondar os 3,5%. Apesar da subida, estes números ainda estão distantes dos que tinham sido registados em 2019.

A recuperação confirma-se no stand de usados, em Aveiro, que a SIC foi conhecer, mas com mudanças no maior interesse por determinados veículos, nomeadamente os híbridos 'plug-in' e os elétricos.

Dados recolhidos numa análise do Standvirtual revelam ainda que subiu a importação de automóveis usados com mais 4,4% em 2023 do que em 2022, mas mais 37,8% quando comparamos com o último ano pré-pandemia.

A análise de mercado do Standvirtual, publicada esta quinta-feira pelo Dinheiro Vivo, mostra ainda que há um excesso de oferta em todo o mercado de automóveis.

O aumento mais significativo na venda de veículos usados verificou-se nos distritos de Beja, Bragança, Viseu e Santarém. Por outro lado, caiu nas regiões de Lisboa, Castelo Branco, Évora e Portalegre. Já o preço médio de venda subiu 4,4%.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do