Economia

Lucros dos bancos disparam: BPI e Santander com ganhos de 415 milhões de euros

Dois dos maiores bancos a operar em Portugal lucraram 415 milhões de euros no primeiro trimestre do ano. Santander e BPI apresentaram hoje os resultados dos primeiros três meses do ano. O CEO do BPI prevê que as taxas Euribor fiquem abaixo dos 3% até ao final do ano.

Loading...

Em apenas três meses, Santander e BPI lucraram 415 milhões de euros, sendo dois dos maiores bancos operando em Portugal, ambos de origem espanhola. O Santander teve o melhor desempenho, com um aumento de quase 60% em relação ao mesmo período do ano passado.

A margem financeira, que é a diferença entre os juros cobrados em empréstimos e os juros pagos em depósitos, cresceu 64%, resultando num ganho de 440 milhões de euros para o Santander.

Já o BPI registou um lucro de 121 milhões entre janeiro e março deste ano, um aumento de 45% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Os lucros dos bancos continuam a crescer devido às altas taxas de juros do Banco Central Europeu. Desde o final do ano passado, as taxas Euribor, que são usadas como referência para empréstimos imobiliários, estão abaixo das taxas diretoras do BCE e podem até cair mais até o final do ano.

O CEO do BPI, João Pedro Oliveira e Costa, prevê que o Banco Central Europeu reduza as taxas de referência quatro vezes este ano, mas alerta que o BCE nem sempre age conforme o esperado.

Segundo as previsões de João Pedro Oliveira e Costa, a taxa principal do BCE ficaria em 3,5% no final do ano, enquanto a Euribor estaria perto dos 3%.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do