Economia

Escalada do conflito no Médio Oriente deverá levar ao aumento do preço dos combustíveis

Na semana passada, ainda antes do ataque do Irão a Israel, o brent já tinha ultrapassado os 90 dólares por barril, o valor mais alto do último meio ano.

Loading...

O preço dos combustíveis desce esta segunda-feira, contudo esta queda nos preços é pequena e pode ser temporária face ao aumento da tensão no Médio Oriente.

Em direto para a SIC Notícias, a jornalista Márcia Silva Gonçalves refere que, apesar de a semana arrancar com uma descida de 2,5 cêntimos no gasóleo e de um cêntimo na gasolina, a escalada da tensão no Médio Oriente pode provocar um aumento do preço dos combustíveis já na próxima semana.

A descida do preço do gasóleo não supera, no entanto, a subida de três cêntimos verificada na semana transata. Para além do conflito que se desenrola no Médio Oriente, a guerra na Ucrânia também contribui para a volatilidade dos preços dos combustíveis.

"O que se pode esperar para a próxima semana será aumentos, falta agora saber de que valores serão", reconhece a jornalista da SIC.

Anarec faz apelo ao Governo

O valor do gasóleo profissional, por exemplo, está bastante mais elevado do que em Espanha, o que leva a que muitas empresas portuguesas atravessem a fronteira para abastecerem automóveis e maquinaria, o que se traduz numa redução da receita para os cofres lusos.

Por esse motivo, a Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (Anarec) apela ao atual Governo que repense os impostos pagos pelas petrolíferas e pelos postos de combustível e que, à semelhança do que acontece em Espanha, equacione voltar a apoia os consumidores finais.

No fecho da semana passada, ainda antes do ataque do Irão, o brent já tinha ultrapassado os 90 dólares por barril, o valor mais alto dos últimos seis meses. Os analistas apontam para uma subida nos próximos dias ou semanas que pode chegar aos 100 dólares, se a instabilidade no Médio Oriente se mantiver ou agravar.

Na sexta-feira, o preço médio da gasolina Simples estava em 1,81€ e o gasóleo simples em 1,65€ por litro.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do