Economia

Estafetas voltam à greve e esperam maior paralisação de sempre este mês

Trabalhadores das plataformas Uber Eats, Bolt e Glovo vão voltar a parar em março.

Loading...

Os estafetas das plataformas digitais estão a preparar a maior paralisação de sempre, para exigir melhores condições de trabalho e o reajustamento das tarifas, no dia 22 de março.

A greve dos estafetas das plataformas digitais Uber Eats, Bolt Food e Glovo, a segunda no espaço de um mês, está a ser organizada através de grupo do WhatsApp chamado "Estafetas Unidos" que reúne mais de mil trabalhadores de todo o país.

Na lista de exigências sobressai o pagamento mínimo de três euros por entrega, mais 50 cêntimos por cada quilómetro percorrido em distâncias de dois a 4,9 quilómetros e um euro extra para viagens com mais de cinco quilómetros.

Os estafetas pedem ainda um travão nos pedidos triplos para evitar que o mesmo estafeta tenha de ir a três estabelecimentos distintos levantar pedidos para a mesma morada.

Os trabalhadores das plataformas digitais ganham atualmente entre 80 cêntimos e 1,20 por cada entrega, o que significa que para terem rendimentos suficientes para as despesas são obrigados a trabalhar 12, 14 e até 16 horas diárias.

As plataformas Uber Eats, Bolt e Glovo estão dispostas a negociar, mas até lá mantêm as ações de luta. A greve convocada deverá durar seis horas - das 18h00 à meia-noite do dia 22 de março.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do