Economia

Dias de tempestade no mar fazem aumentar preço do peixe

O peixe está mais caro nas últimas semanas e a quantidade que chega às bancas também é menor.

Loading...

O vento, a chuva e a agitação marítima dos últimos dias deixaram pescadores presos em terra, sem poderem lançar as redes ao mar. As consequências são imediatas: com menos peixe a chegar à lota, o preço aumenta.

"Nas últimas duas semanas o [preço] do peixe aumentou bastante por causa do tempo”, explica Ana Veiga, comerciante no mercado de Benfica, que para continuar a vender diz ter diminuído a margem de lucro.

Para os consumidores, deixar de comer peixe fresco não é opção. Na hora de ir ao mercado, opta-se por comprar em menos quantidade.

"Agora já não se compra dois quilos. O dinheiro não chega (...) A pescada e essas coisas compramos uma vez quando a algibeira fica um bocadinho mais recheada, que é agora a partir de dia 8. Que antes [disso] não."

De acordo com a Deco Proteste, a pescada fresca e o carapau estão no top três de produtos que mais aumentaram no último ano, a seguir ao azeite.

A pescada está 40% mais cara, com um aumento de cerca de 3,44 face a março do ano passado.

Já o carapau aumentou 29%. Custa em média mais 1,18 euros do que no período homólogo.

Portugal continua a ser dos países europeus que consomem mais peixe. Mesmo com menos quantidade, a qualidade está garantida.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do