Economia

Famílias têm cada vez mais dificuldades, renegociação dos créditos disparou 26% em janeiro

Em janeiro de 2024, as famílias renegociaram 768 milhões de euros. São mais 26% do que o mesmo período do ano passado. Destes, 716 milhões correspondem à renegociação dos contratos de crédito à habitação.

Loading...

A renegociação dos créditos disparou 26% em janeiro face ao mesmo período do ano passado. No primeiro mês do ano, as famílias renegociaram 768 milhões de euros. É um sinal das dificuldades cada vez maiores das famílias portuguesas

O aumento das taxas de juro fez com que as prestações dos créditos das famílias disparassem. Para as famílias não entrarem em incumprimento renegociar os contratos pode ser uma solução.

De acordo com os dados do Banco de Portugal, em janeiro, as famílias renegociaram 768 milhões de euros dos créditos. São mais 26% do que há um ano.

Destes, 716 milhões correspondem à renegociação dos contratos de crédito à habitação, um número que também aumentou

face ao período homólogo.

A DECO alerta que é preciso os consumidores procurarem ativamente soluções.

Segundo o Banco de Portugal, os portugueses renegociaram no total 9 mil e 500 milhões de euros em créditos à habitação.

Na próxima quinta-feira, os governadores da zona euro reúnem-se em Frankfurt. Em cima da mesa estará mais uma decisão de política monetária e tudo indica que será mais uma pausa nos juros, mas espera-se que Lagarde dê sinais sobre o rumo das descidas, que devem começar no verão.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do