Economia

Centeno acredita que (a médio prazo) as taxas de juro desçam até 2%

O Banco Central Europeu diz que ainda não é a altura de mexer nas taxas, mas, em entrevista ao "Dinheiro Vivo", o Governador do Banco de Portugal acredita que a médio prazo, os juros deverão baixar para valores próximos dos 2%:

Loading...

Mário Centeno acredita que as taxas de juro vão descer e estabilizar em valores próximos dos 2%. Em entrevista ao "Dinheiro Vivo", o Governador do Banco de Portugal diz que este é um objetivo de médio prazo que garante a estabilidade económica da zona euro.

Os indicadores são claros: a inflação na zona euro tem vindo a diminuir, mas as taxas de juro continuam elevadas para a generalidade dos portugueses que contraíram empréstimos na banca. O Banco Central Europeu diz que ainda não é a altura de mexer nas taxas, mas, em entrevista ao "Dinheiro Vivo", o Governador do Banco de Portugal acredita que a médio prazo, os juros deverão baixar para valores próximos dos 2%:

A confirmarem-se, as precisões de Mário Centeno representam um alívio nas contas daqueles que estão a pagar casas ao banco.

O setor imobiliário continua sob forte pressão. De acordo com o INE, de dezembro de 2022 a dezembro de 2023, os custos de construção aumentaram quase 2% o que, ainda assim, representa um abrandamento face aos dois anos anteriores.

Já os custos de mão de obra subiram praticamente 8% e vão continuar a pressionar um setor que precisa de construir mais.

Na última década construíram-se, em Portugal, 17 fogos por mil habitantes, três vezes menos do que a média da UE.

Com pouca oferta e elevada procura, os preços deverão continuar em alta:

Em 2023, a venda de casas caiu quase 20%, pressionada pelas elevadas taxas de juro. Mas os preços não pararam de subir.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do