Economia

IVA zero nos bens alimentares? Há produtos à venda sem alteração de preço

A SIC teve conhecimento do caso de um supermercado na Póvoa de Varzim onde o preço de um produto que faz parte do cabaz de bens alimentares isentos de IVA não sofreu alterações.

(Arquivo)
(Arquivo)
Canva

A medida que isenta de IVA um cabaz de 46 alimentos considerados essenciais entra esta terça-feira em vigor. O retalho alimentar teve 15 dias para se preparar.

Como já era temido por muitos portugueses, há produtos que ficaram na mesma ou até aumentaram de preço esta terça-feira, depois de o IVA descer para 0%.

A SIC teve conhecimento do caso de um supermercado na Póvoa de Varzim, onde há dois dias uma embalagem de manteiga com IVA a 6% custava 1,99€ e hoje, o primeiro dia da medida IVA zero, a mesma embalagem de manteiga custa 1,99€.

DR

As faturas, que comprovam a situação, foram enviadas para a redação da SIC por uma espectadora que confessa estar indignada.

A medida que isenta de IVA um cabaz de 46 alimentos considerados essenciais entra esta terça-feira em vigor. O retalho alimentar teve 15 dias para se preparar, sendo que esta terça-feira os preços já refletem a descida do IVA.

A lista de produtos alimentares que passarão a estar isentos de IVA - na sequência de um pacto tripartido assinado entre o Governo e os setores da produção e da distribuição alimentar - inclui legumes, carne e peixe nos estados fresco, refrigerado e congelado, assim como arroz e massas, queijos, leite e iogurtes e frutas como maçãs, peras, laranjas, bananas e melão, três tipos de leguminosas, ou ainda, entre outros, bebidas e iogurtes de base vegetal.

Recorde a lista de produtos abrangidos pelo “IVA Zero”

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do