Economia

Marcas vendem produtos com menos quantidade ao mesmo preço

Algumas marcas reduziram a quantidade de produto nas embalagens, mas não baixaram o preço. Em alguns casos até subiram. A Deco diz que não é fraude, mas que a prática deve ser claramente comunicada aos consumidores.

Loading...

Chama-se reduflação a estratégia que está a ser usada por várias marcas no mercado. A quantidade do produto é diminuída na embalagem, mas o preço mantém-se e até pode ser mais alto.

Em alguns casos são menos 10 gramas, mas na maioria a diferença é maior.

A Nestlé Portugal explicou à SIC que as alterações se devem ao aumento das matérias-primas, energia e transportes e diz que tem estado focada em manter os produtos acessíveis aos bolsos dos portugueses.

Têm chegado várias queixas à Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) mas a prática não é ilegal.

Nas redes sociais, muitos consumidores dizem-se enganados porque em vários casos a informação com a quantidade do produto está no fundo da embalagem.

A Nestlé Portugal diz que as alterações foram feitas de forma transparente, comunicadas na embalagem e de acordo com a legislação em vigor.

Há várias marcas a adotarem esta prática. Por isso, o melhor é atenção máxima nos supermercados numa altura em que o aumento dos preços já está a asfixiar as famílias.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do