Desporto

Novo regulamento técnico para o MotoGP recebe luz verde e entra em vigor a partir de 2027

Com estas alterações o MotoGP pretende tornar o desporto motorizado ainda mais seguro, mais sustentável e promover um maior número de ultrapassagens em pista. A partir de 2027, a potência e velocidade máxima dos motores vai dimuinuir e cada piloto passará a ter seis motores à disposição por temporada, menos um do que no regulamento atual.

Novo regulamento técnico para o MotoGP recebe luz verde e entra em vigor a partir de 2027
MARCELO DEL POZO

O novo regulamento técnico para o MotoGP, que entrará em vigor em 2027, já foi aprovado, anunciou esta segunda-feira a Dorna, empresa promotora do Campeonato do Mundo de motociclismo de velocidade.

As principais alterações inscritas no novo regulamento, que entra em vigor em 2027, passam por uma diminuição da capacidade dos motores (reduzindo dos atuais 1.000cc para os 850cc), de forma a permitir uma redução de potência e de velocidade, por razões de segurança.

Para além disso, também o diâmetro dos cilindros (quatro por motor) será reduzido. Quanto ao número de motores permitidos por piloto em cada temporada passará de sete para seis, com o intuito de “tornar o desporto ainda mais eficiente”.

A Dorna decidiu também diminuir a preponderância da aerodinâmica no desempenho, reduzindo a dimensão das superfícies laterais das motas e proibindo alguns dos apêndices atualmente em uso. O peso mínimo será de 153 quilos e a capacidade máxima dos depósitos será de 11 litros para as corridas sprint e de 20 litros para as corridas principais.

Outra das alterações que mais impacto vai causar prende-se com a abolição dos dispositivos de 'holeshot', ou seja, o mecanismo que permite baixar a altura das motas no momento da partida de forma a evitar que a frente levante (o chamado 'cavalinho') no momento da partida.

De acordo a página oficial do MotoGP, esta alteração pretende tornar o desporto ainda mais seguro.

O esquema de concessões consoante o desempenho (que permite a utilização de mais motores e a realização de mais testes às equipas com piores resultados), vai manter-se ainda que com ligeiras modificações, depois de ter sido introduzido no final da temporada de 2023.

Com Lusa

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