Desporto

Ciclista Chris Harper desequilibra-se e bate com a cabeça num poste durante Volta aos Alpes

O penúltimo dia da Volta aos Alpes, em Itália, ficou marcado pela queda de dois ciclistas, exatamente no mesmo local, com alguns segundos de diferença. Um deles prosseguiu de imediato a prova, o outro teve de ser transportado para o hospital. Veja o momento.

Momentos após a queda de Chris Harper durante a quarta etapa da Volta aos Alpes.
Momentos após a queda de Chris Harper durante a quarta etapa da Volta aos Alpes.
Tim de Waele

O ciclista australiano Chris Harper, que corre pela Team Jayco AlUla, protagonizou, na quinta-feira, uma queda aparatosa durante a quarta etapa da Volta aos Alpes, em Itália. Apesar da violência do choque, o atleta não sofreu qualquer lesão grave.

Quando tentava atacar e ganhar tempo para o primeiro classificado da corrida, Juan Pedro Lopez, Chris Harper perdeu o controlo da bicicleta numa descida, logo após uma curva acentuada, e caiu no chão, tendo embatido com a cabeça num poste de eletricidade que se encontrava na beira da estrada.

O vídeo do momento impressiona pela força do impacto, que, felizmente, não causou danos significativos ao atleta.

O australiano ainda ficou alguns segundos prostrado no chão, mas quando chegaram as equipas de assistência médica conseguiu sentar-se, mostrando, que, pelo menos, estava consciente. Apesar disso, foi transportado para o hospital onde foi submetido a vários exames, que comprovaram que a queda não tinha provocado lesões graves.

Ainda na quinta-feira, a Team Jayco AlUla publicou uma mensagem na rede social X a dar conta do estado de saúde de Chris Harper:

"Depois de uma queda na quarta etapa da Volta aos Alpes, Chris Harper foi transportado para o hospital para ser examinado. Felizmente, os exames e o raio-x que realizou não revelaram fraturas. O Chris sofreu ferimentos superficiais e uma contusão ligeira. O australiano vai agora descansar e recuperar e seguir o protocolo da equipa para contusões".

A mensagem do atleta

Já esta sexta-feira, na mesma rede social, a equipa divulgou um vídeo do próprio ciclista a confirmar que se encontra bem e a agradecer por todas as mensagens que lhe foram chegando desde o momento do acidente.

Ben O'Connor caiu no mesmo local

Nota ainda para o que se seguiu ao incidente. Alguns segundos depois de Chris ter embatido no poste, Ben O'Connor caiu exatamente no mesmo local, embora com menos violência, tanto que rapidamente conseguiu retomar a marcha. O ciclista da Decathlon AG2R La Mondiale conseguiu mesmo terminar a prova no terceiro posto.

A Volta aos Alpes começou na segunda-feira (dia 15 de abril) e termina esta sexta-feira (dia 19). A última etapa, de 118,6 quilómetros, começa e acaba em Levico Terme, na região de Trentino.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do