Desporto

Rali Dakar: João Ferreira quer dar "a primeira grande alegria" a Portugal

A edição deste ano do Rali Dakar arranca esta sexta-feira. A SIC falou com um dos 23 pilotos portugueses - sete nas motas - que vão participar na prova, na Arábia Saudita.

Loading...

João Ferreira prepara-se para o seu segundo Dakar, nesta que é a mais dura e completa prova de todo o terreno mundial. O piloto português prevê dificuldades, mas quer a vitória na categoria T4.

"Há sempre pressão, mas a competição é assim mesmo. Nunca um piloto português ganhou o Dakar. Da minha parte podem esperar que eu e o meu navegador Filipe Almeida vamos dar o melhor para honrar Portugal.

Campeão da Europa, João Ferreira é uma das principais esperanças nacionais, entre os 23 pilotos presentes.

"Espero trazer a vitória na categoria e a primeira grande alegria para Portugal, ganhar a prova do terreno mais duro do mundo".

Maratona de 48 horas e noites em tendas

Uma etapa maratona de 48 horas é a principal novidade no percurso da 46.ª edição do Rali Dakar de todo-o-terreno, que se disputa na Arábia Saudita de 5 a 19 de janeiro de 2024.

João Ferreira falou sobre as dificuldades que esperam, realçando que vão ter “condições muito mínimas” no deserto.

“Esperamos dificuldades, com certeza. Temos de ser nós próprios a fazer a mecânica. Vamos estar a dormir no deserto em condições muito mínimas, Teremos uma tenda e uma ração de combate militar. Vai ser uma etapa dura e se tivermos problemas será difícil supera-los, mas o Dakar é mesmo isso”.

A prova, que pelo quinto ano disputa-se na Arábia Saudita, arranca em Al-Ula com um prólogo no dia 5 e termina em Yanbu, no dia 19, após 7.881 quilómetros, 4.727 dos quais (cerca de 60% do total) serão cronometrados.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do