Desporto

Mundial 2030: edição mais alargada de sempre já está a criar polémicas

A Argentina só tinha previsto organizar um dos três primeiros jogos da competição, mas garantem que vão lutar por mais protagonismo. Marrocos quer receber a final para homenagear todo o continente africano e as gerações futuras.

Loading...

O Campeonato do Mundo de 2030 marca um novo capítulo na história do futebol. Pela primeira vez, Portugal vai sediar um Mundial, que será disputado de forma inédita. Após o anúncio da FIFA começaram as cargas de ombro, os carrinhos e as marcações cerradas entre os anfitriões.

Argentina e Marrocos já estão a jogar duro no campo das palavras para ganhar mais espaço. Os argentinos só tinham previsto organizar uma das três primeiras partidas do Mundial de 2030, mas querem mais protagonismo e o ministro do Turismo e do Desporto argentina, Dr. Marías Lammens, garantiu que “vamos lutar por mais jogos na fase final do Mundial2030”.

Jogo da final poderá ser no Santiago Bernabéu

Marrocos, que faz parte da candidatura vencedora e manifestou a intenção de receber a final. O presidente da Federação Marroquina de Futebol disse mesmo que espera viver uma final extraordinária que homenageie todo o continente africano e as gerações jovens.

O país africano vai construir um novo estádio em Casablanca, que vai ter capacidade acima do limite mínimo definido pela FIFA de 80 mil lugares.

(mesmo) pontapé de saída 100 anos depois

O jogo inaugural, que marca os 100 anos da competição, está guardado para ser na capital uruguaia, Montevideu, onde em 1930 foi dado o pontapé de saída no 1º Campeonato do Mundo de Futebol.

No plano inicial, Paraguai e Argentina vão receber um jogo cada, o segundo e o terceiro da competição. Depois, o Mundial atravessava o Atlântico e era disputado em Portugal, Espanha e Marrocos, deixando um legado.

"O sonho dos miúdos e miúdas de 12 e 13 anos que podem jogar um Mundial em casa é a razão porque nós trabalhamos no futebol. Lembro-me do Mundial em Espanha, em 1982, a minha ideia de jogar um Mundial começou nas ruas da minha cidade. É uma inspiração para o nosso povo e uma boa notícia", diz o selecionador nacional, Roberto Martínez

A edição centenária vai contar com várias novidades. Desde logo, vai ter mais equipas 48 em vez das habituais 32 e, por isso, mais jogos: serão disputados 104. A competição vai durar 40 dias.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do