Desporto

Max Verstappen vence no Canadá e iguala Ayrton Senna

Esta foi a 100.ª vitória da Red Bull no Mundial de Fórmula 1 e a 41.ª de Max Verstappen, que iguala, assim, Ayrton Senna na lista dos mais vitoriosos, ambos no quinto lugar.

Max Verstappen vence no Canadá e iguala Ayrton Senna
David Kirouac-USA TODAY Sports

O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu este domingo o Grande Prémio do Canadá de Fórmula 1, oitava prova do Mundial de 2023, e igualou os 41 triunfos conseguidos pelo brasileiro Ayrton Senna.

Verstappen liderou todas as 70 voltas no circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, cortando a meta após 1:33.58,348 horas, com 9,570 segundos de avanço sobre o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin), que foi o segundo classificado, com o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) em terceiro, a 14,168.

Esta foi a 100.ª vitória da Red Bull no Mundial de Fórmula 1 e a 41.ª de Max Verstappen, que iguala, assim, Ayrton Senna (que sofreu um acidente fatal na pista em maio de 1994) na lista dos mais vitoriosos, ambos no quinto lugar, a 10 triunfos do quarto, o francês Alain Prost, que tem 51, e a 62 do recordista, Lewis Hamilton (com 103).

"Vencer o 100.º GP para a equipa é incrível. Mesmo eu, não esperava estes números [41.ª vitória] . Cometemos alguns erros aqui e ali, mas ganhámos, que é o mais importante", destacou o piloto.

No Canadá, Verstappen conseguiu a sexta vitória da temporada nas oito corridas já realizadas (só não ganhou Arábia Saudita e Azerbaijão), e a quarta consecutiva.

O piloto neerlandês tem sido o principal dominador do campeonato deste ano e este domingo liderou de 'fio a pavio'.


Lewis Hamilton também ficou satisfeito com as evoluções da Mercedes, que lhe permitiram desafiar o Aston Martin de Alonso e superar claramente os dois Ferrari, que terminaram nos quarto e quinto lugares, com o monegasco Charles Leclerc e o espanhol Carlos Sainz, respetivamente.

"É uma honra estar na luta com dois campeões mundiais. Ainda perdemos nas curvas lentas. Precisamos de mais 'downforce' e eficiência. Mas estamos a ir na direção certa", frisou Hamilton.

Lidera campeonato que segue para a Áustria

Com os resultados do Canadá, Max Verstappen chegou aos 195 pontos no campeonato, mais 69 do que o mexicano Sérgio Pérez (Red Bull), que foi sexto e somou o ponto extra pela volta mais rápida da corrida.

Fernando Alonso é o terceiro, agora com 117 pontos, mais 15 do que Lewis Hamilton.

Entre os construtores, a Red Bull tem já 321 pontos, contra os 167 da Mercedes e os 154 da Aston Martin. A Ferrari é quarta, com 122.

A próxima prova será o GP da Áustria, de 30 de junho a 2 de julho, que terá uma das seis corridas sprint da temporada.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do