Cultura

Joe Berardo quer transferir coleção de arte para Madeira

O empresário, que está a braços com dívidas de milhões aos bancos, diz que tem um "compromisso" com Miguel Albuquerque para transferir coleção de arte para a Madeira. Berardo recusa, no entanto, comentar o que está em tribunal.

Loading...

Joe Berardo veio de propósito à Madeira para cortar a fita e abrir as portas da exposição de arte contemporânea no Museu do Monte Palace. As obras, que fez questão de apresentar a Miguel Albuquerque, integram a famosa coleção Berardo, mas não foram incluídas na penhora.

O empresário, que está a braços com dívidas de milhões aos bancos, comprou o que está agora no museu e recusar falar do que “está em tribunal”.

Parte do que está na Madeira já esteve no Centro Cultural de Belém e o que foi inaugurado esta quarta-feira é apenas o princípio de um projeto maior.

"Um compromisso que tenho com o Presidente [Regional da Madeira] é começar a trazer a coleção para cá", afirma Berardo.

Não se sabe quando é que essa transferência estará concluída. No entanto, para já, parece não existir impedimento legal para Joe Berardo movimentar a coleção de arte.

CGD põe em leilão bens de Berardo

A Caixa Geral de Depósitos pôs à venda no e-leilões 42 bens de José Berardo, arrestados em processos judiciais por dívidas, incluindo o recheio da casa de Lisboa e ações da empresa vinícola Bacalhôa.

Entre os bens da casa em leilão estão móveis, televisões, bandejas, taças e candelabros de prata, quadros e esculturas. Os valores base vão desde os 30 euros de duas taças de metal prateado, os cinco mil de uma estátua de Edgar Degas, até aos os 28 mil euros de um quadro atribuído a Robin Philipson, sendo o montante arrecadado destinado a abater à dívida ao banco público.

Está ainda à venda um lote de 4.156.978 ações da empresa de vinhos Bacalhôa, sendo o valor base de 4,156 milhões de euros (cada ação tem valor nominal de um euro). No 'site' e-leilões é explicado que estas ações têm um penhor a favor do banco BCP, "que já reclamou créditos nos presentes autos e foi graduado em primeiro lugar".

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do