Cultura

Romaria a Cavalo liga Moita a Viana do Alentejo

A vigésima primeira edição da romaria a cavalo, entre a Moita e Viana do Alentejo, viveu este fim de semana o seu momento mais importante com a chegada ao Santuário de Nossa Senhora D'Aires.

Loading...

É um dos momentos mais emotivos de toda a romaria. A chegada a Viana do Alentejo e o encontro dos romeiros com a população traz à flor da pele os sentimentos de quem percorre estes caminhos pela fé, a cavalo ou em charrete.

Acolhidos no largo de São Luís, os romeiros e os cavalos preparam-se para cumprir os últimos metros de um percurso carregado de simbolismo.

Um dia marcante para romeiros, mas também para a população, que há mais de 20 anos viu ser recuperada esta tradição que durante cinco dias percorre os campos e o montado entre a Moita e Viana do Alentejo.

A Romaria a Cavalo recupera uma antiga tradição religiosa da Moita, quando os lavradores, com os seus animais, se deslocavam ao Santuário de Nossa Senhora D'Aires, em Viana do Alentejo para que os animais fossem benzidos durante uma procissão e para pedir prosperidade para as colheitas.

A edição deste ano fica marcada por um acidente com uma charrete que causou uma vítima mortal entre os romeiros.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do