Cultura

Fotojornalista Alfredo Cunha homenageado na Amadora

Alfredo Cunha, o fotojornalista autor de imagens icónicas relacionadas com o 25 de Abril, foi, neste domingo, homenageado na Amadora. Uma das fotografias que captou está agora eternizada num painel de azulejos feito por Vhils.

Loading...

Para construir o painel "Honrar quem trabalha" que fica, agora, na fachada da Camâra Municipal da Amadora, Vhils precisou de mais de quatro mil azulejos vidrados. Recria uma fotografia captada por Alfredo Cunha durante uma manifestação, em agosto de 1975.

“Esta imagem mostra-nos um trabalhador da Sorefame numa manifestação unitária que houve em Lisboa, onde estavam vários trabalhadores. Fotografei-o porque o conhecia daqui da Amadora, e porque ele estava enrolado na bandeira. E achei bonito! Ele estava resguardado, já era um senhor de idade...Foi uma imagem que eu sempre gostei e que pedi logo para ser feito este painel”, contou o fotojornalista, em entrevista à SIC.

Em dia de liberdade, houve banda filarmónica e apareceram várias gerações. E houve cravos na homenagem ao fotojornalista que foi o autor das imagens mais icónicas do 25 de Abril.

"Eu no dia 25 de Abril morava na Amadora e foi nesta estação que apanhei o comboio para ir fotografar os acontecimentos do 25 de Abril. Nunca me passaria pela cabeça ser homenageado desta maneira com este painel do Vhils e com o chaimite que é da Amadora, também", disse.

E 50 anos depois, Alfredo Cunha não dispensa a companhia da câmara fotográfica...e continua a registar momentos, mesmo que seja ele o objeto da homenagem.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do