Cultura

Os 27 longos segundos do esfaqueamento de Salman Rushdie

O escritor anglo-americano deu uma entrevista ao programa "60 Minutos", na qual recordou o ataque que sofreu há dois anos, em Nova Iorque.

Loading...

Esta terça-feira é editado o livro de memórias de Salman Rushdie. "Faca: Meditações após uma tentativa de homicídio" lembra o ataque que o escritor sofreu, em Nova Iorque, em agosto de 2022.

A propósito do tema, Rushdie deu uma entrevista ao programa "60 Minutos" onde recordou o momento. O que viu, pela última vez, com o olho direito, o sonho que foi uma premonição que teve dois dias antes e como ficou ferido durante os 27 longos segundos em que foi esfaqueado.

Salman Rushdie é autor de "Os Versículos Satânicos", obra pela qual foi condenado à morte pelo líder religioso do Irão Ayatollah Khomeini, que emitiu uma fatwá, uma sentença de morte, contra o escritor. O ataque aconteceu 33 anos depois.

"Perder um olho incomoda-me todos os dias"

Numa entrevista à BBC, o autor vencedor do Booker Prize em 1981, disse que o seu olho ficou pendurado no rosto "como um ovo cozido" e que o facto de o ter perdido é algo que o "perturba todos os dias".

"Lembro-me de pensar que estava a morrer, mas afinal estava errado", contou.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do