Cultura

Lisboa recebe 1.ª edição europeia do Festival Tribeca, Robert De Niro é o anfitrião

O ator norte-americano e a produtora Jane Rosenthal serão os anfitriões do Festival Tribeca Lisboa, que vai acontecer entre os dias 17 e 19 de outubro. Mas há mais surpresas. Entre os primeiros oradores confirmados, e que estarão na capital portuguesa, estão a atriz e humorista Whoopi Goldberg e o ator nomeado para um Óscar, Griffin Dunne.

Loading...

O anúncio foi feito esta quinta-feira. A Tribeca Enterprises, a SIC, a sua plataforma de streaming OPTO e a cidade de Lisboa acabam de confirmar que a capital portuguesa vai receber a 1.ª edição europeia do Festival Tribeca e um dos anfitriões é bem conhecido de todos. Falamos de Robert De Niro (sim, a estrela de Hollywood vem a Lisboa).

"Na sua essência, o Tribeca tem como objetivo elevar uma comunidade de artistas - quer essa comunidade se encontre a sul da 14th Street, em Manhattan, ou do outro lado do Oceano Atlântico, em Lisboa", diz Robert De Niro, cofundador da Tribeca Enterprises.

A produtora nomeada para Óscar, Jane Rosenthal, é a outra anfitirã de um festival, que “consistirá numa noite de abertura seguida de um evento de dois dias no Beato Innovation District, na zona ribeirinha de Lisboa”, que contará com as presenças, já confirmadas, da cineasta premiada Patty Jenkins, a conhecida atriz Whoopi Goldberg, e o ator nomeado para um Óscar, Griffin Dunne.

"Acreditamos que uma cidade prospera quando os seus artistas prosperam", destaca Jane Rosenthal, co-fundadora e CEO da Tribeca Enterprises, acrescentando ser "uma honra entrar nesta parceria com a Impresa, no próximo outono, para defender os grandes cineastas, artistas e criadores que saem de Lisboa nesta altura.”

O Beato Innovation District, no Rio Tejo, sede da Unicorn Factory de Lisboa e um centro cultural para startups, scale-ups e unicórnios, "servirá como palco principal do Tribeca Festival Lisboa” e a programação estará “a cargo de Cara Cusumano, vice-presidente sénior de Programação e Diretora do Festival Tribeca, em parceria com a SIC e a OPTO, e do produtor executivo português Tony Gonçalves, antigo executivo da WarnerMedia”.

A programação do Tribeca incluirá “uma coleção com curadoria de filmes portugueses e internacionais, conversas ao vivo com talentos portugueses e internacionais, instalações imersivas, oportunidades de networking” e muito mais que será anunciado este verão.

“Toda a equipa da SIC e da OPTO orgulha-se de trazer pela primeira vez o prestigiado Festival Tribeca para a Europa. As nossas principais plataformas vão apresentar o Tribeca Festival Lisboa com o mesmo espírito inovador com que foram criadas”, afirma Francisco Pedro Balsemão, CEO da Impresa.

Já o autarca da capital, Carlos Moedas, refere que “o Tribeca é um festival que se enquadra na nossa política cultural para a cidade, em que criamos ligações com os bairros, com as ruas, com as pessoas. A cultura não é só feita pelos grandes artistas e pelos grandes eventos. É algo que vem das pessoas. Esse é o espírito do Tribeca.”

E entre os convidados, acineasta Patty Jenkins já não esconde o entusiasmo por vir a Lisboa: “Adoro a forma como a Tribeca destaca talentos emergentes de todo o mundo. (…) Estou entusiasmada por me juntar ao festival em Lisboa, para partilhar o que posso, mas também para mergulhar na cultura e no cinema portugueses. Sei que será uma experiência incrivelmente inspiradora e enriquecedora".

O Festival Tribeca expandiu internacionalmente pela primeira vez entre 2009-2012 com o Doha Tribeca Film Festival, o primeiro festival de cinema no Qatar.

Nos últimos anos, “consolidou a sua presença fora da cidade de Nova Iorque com eventos anuais em Los Angeles, através de uma parceria com LeBron James e Maverick Carter’s SpringHill Company e o Uninterrupted Film Festival, bem como em Miami através de uma parceria com Art Basel Miami”, e ainda este ano o palco será outro: Lisboa.

Saiba mais sobre o Festival Tribeca

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do