Cultura

Com receio de sanções, Israel volta atrás e altera letra de canção para a Eurovisão

“Chuva de Outubro” é o título de uma música que fala sobre os mártires israelitas do ataque de outubro passado conduzido pelo Hamas contra um festival de música. Mas o pedido para mudar a letra veio do próprio presidente israelita.

Loading...

Afinal, Israel vai alterar a letra da canção que levará à edição deste ano da Eurovisão. O país estava à beira de ser afastado do concurso, por causa da mensagem política da canção.

“Chuva de Outubro” é o título de uma música que fala sobre os mártires israelitas do ataque de outubro passado conduzido pelo Hamas contra um festival de música.

Para além dos mortos e reféns, o incidente iniciou uma guerra que o mundo interpreta de maneiras bem diferentes.

Para uns, Israel tem o direito de responder ao terrorismo. Para outros, ultrapassou limites e está a cometer um genocídio da população palestiniana da Faixa de Gaza.

Para a União Europeia de Radiodifusão (EBU), que organiza a Eurovisão, as questões políticas estão proibidas há anos no regulamento de um concurso de canções que promove a alegria e o otimismo.

Por isso mesmo foi feito o pedido para que Israel alterasse a letra da canção que levará a concurso em Malmö, na Suécia.

Durante os últimos dias muito se debateu se esta regra da EBU não representaria censura. Mas o pedido para mudar a letra veio do próprio presidente israelita.

Isaac Herzog acrescentou que o país pode vir a ser banido de outras competições, como as desportivas.

“Há quem nos odeie e queira que saiamos de todos os palcos. Ser esperto não significa apenas ter razão”, afirmou o político israelita.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do