Saúde e Bem-estar

O que acontece ao nosso cérebro quando ficamos isolados? Sente fome de interação social

Um estudo revela que depois de um período de isolamento, o cérebro transmite-nos uma vontade de estar com outras pessoas, de interagir.

Ilustração de um cérebro
Ilustração de um cérebro
Canva

Há uma parte do nosso cérebro que responde de igual forma ao isolamento e à fome? Pode dizer-se que sim

Um estudo publicado na revista científica Nature Neuroscience concluiu que, depois de ficarmos em isolamento durante um determinado período de tempo, o desejo por interações sociais é, em termos neurológicos, muito semelhante à vontade de comer que sentimos depois de fazermos jejum.

Investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e do Instituto Salk analisaram o cérebro de 40 voluntários saudáveis. Os voluntários, a maioria estudantes universitários, foram colocados em isolamento num espaço sem janelas durante 10 horas. Sem acesso a telemóveis, só podiam falar com os investigadores a partir de um computador que tinham na sala. Depois desse tempo, foi pedido que fizessem jejum de 24 horas no dia a seguir a terem estado em isolamento.

Enquanto os voluntários estiveram em isolamento, foram-lhes mostradas imagens de várias atividades sociais. Durante o período de jejum, mostraram imagens de comida, a preferida dos voluntários.

Através da ressonância magnética, os investigadores descobriram que a substância negra (uma parte do cérebro) respondia de forma muito semelhante em ambas as situações.

"Quando uma pessoa estava isolada, esta área do cérebro mostrava uma maior atividade em resposta a imagens de outras pessoas e não a imagens com comida. Quando alguém tinha feito jejum, a substância negra mostrou também uma maior atividade em resposta às imagens de comida e não com pessoas", disse Livia Tomova, investigadora no MIT na altura em que o estudo foi realizado.

Estes resultados podem sugerir que o nosso cérebro considera a interação social uma necessidade básica, tal como o nosso corpo precisa de comida para funcionar.

A pandemia, o isolamento e a saúde mental

A pandemia da covid-19 veio obrigar a população mundial a isolar-se e diminuir os contactos físicos com amigos e família. E é sabido que a pandemia interrompeu ou suspendeu serviços essenciais de saúde mental em 93% dos países do mundo, numa altura em que a procura por estes cuidados de saúde está a aumentar.

Os efeitos do isolamento e da doença de covid-19 na saúde mental têm sido alvo de diversos estudos. Vítor Cotovio, psiquiatra, alerta que a saúde mental tem um duplo risco. Se por um lado as pessoas com patologia psiquiátrica prévia têm maior probabilidade de adoecer de covid-19, por outro um quinto das pessoas que adoeceram podem ter perturbações psiquiátricas como depressão ou ansiedade.

“A pandemia faz acionar em nós o viver sob o sentimento de ameaça que se traduz num medo, que é uma resposta emocional à ameaça eminente de ficar infetado, ou então em ansiedade, que é a antecipação de uma ameaça futura – ou porque se perde o emprego, ou porque se tem medo de não ficar completamente recuperado, quer o próprio quer os seus”, explica o psiquiatra.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do