País

Marcha contra a transfobia junta cerca de 100 pessoas no Porto

Os manifestantes pedem um sociedade mais justa e igualitária que combata o preconceito e denunciam obstáculos no acesso a direitos fundamentais.

Loading...

Cerca de uma centena de pessoas participaram, este sábado, no Porto, numa marcha contra a transfobia e a discriminação das pessoas transgénero. No domingo, assinala-se, pela primeira vez, o Dia Nacional da Visibilidade Trans.

Não houve chuva nem frio que arrefecessem o ânimo dos participantes na marcha. Numa tarde cinzenta, uma onda colorida marchou entre o Parque Paulo Vallada e a Praça D. João Primeiro, no Porto, em defesa das pessoas trans e contra o discurso anti-LGBTQIA +.

Vidas trans em segurança, até mesmo na infância, foi o mote desta marcha. Os manifestantes pedem um sociedade mais justa e igualitária que combata o preconceito e denunciam obstáculos no acesso a direitos fundamentais.

Com o quadro político atual, e depois dos vetos do Presidente da República aos decretos sobre a escolha de “nomes neutros” e da autodeterminação da identidade de género, prometem resistir e apelam a mudanças.

O Dia Nacional da Visibilidade Trans é assinalado pela primeira vez este domingo com uma marcha em Lisboa entre a Assembleia da República e o Rossio.


Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do