Gulbenkian assina declaração para mobilizar recursos a favor do Oceano

Gulbenkian assina declaração para mobilizar recursos a favor do Oceano

A Fundação Calouste Gulbenkian é uma das 17 organizações internacionais signatárias da Declaração de Bouknadel. Assinada a 30 de junho, na Conferência do Oceano das Nações Unidas, propõe uma união de esforços do setor filantrópico para investir em diversas ações a favor do Oceano.

Entre as várias medidas propostas, incluem-se disponibilização de dados e informação científica, o investimento em tecnologia de base oceânica que promova o desenvolvimento sustentável, bem como o envolvimento de governos, empresas e instituições financeiras ou entidades das Nações Unidades na mobilização de recursos.

A Declaração de Bouknadel resulta de uma ampla discussão e do trabalho, conjunto, desenvolvido no último ano, pela Foundations Dialogue of the UN Decade of Ocean Science for Sustainable Devolpment que culminou num encontro no início de junho, em Marrocos.

Neste documento destaca-se a importância do papel da comunidade filantrópica na catalisação, incubação, teste e aceleração de tecnologias inovadoras, bem como a exploração de novas ferramentas de financiamento para a área dos Oceanos. Neste âmbito, a Fundação Gulbenkian tem promovido várias iniciativas nos últimos anos, como o programa de aceleração de startups Blue Bio Value ou o investimento no fundo de capital de risco e investimento de impacto Mustard Seed Maze .