Santa Maria da Feira e Universidade do Porto vão melhorar alimentação de estudantes com apoio da UNESCO

Santa Maria da Feira e Universidade do Porto vão melhorar alimentação de estudantes com apoio da UNESCO

Os 30 mil alunos dos 93 estabelecimentos de ensino do concelho de Santa Maria da Feira vão passar a ter uma alimentação mais saudável.

A autarquia e a Universidade do Porto (UP) vão estabelecer um protocolo nesse sentido com o apoio da UNESCO que, no início deste ano, classificou Santa Maria da Feira como Cidade Criativa da Gastronomia.

Este protocolo entre o município e a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNA) da Universidade do Porto prevê “o mapeamento e valorização do património gastronómico da região”, tendo em vista a concretização de um programa alimentar nos anos letivos de 2023 e 2024, com menus nutricionalmente mais saudáveis que incluam produtos locais e contribuam para os alunos e suas famílias adotarem novos hábitos alimentares.

Segundo Gil Ferreira, vereador local da Cultura também com a tutela da Educação, há ainda “muita margem para melhorar ao nível da sustentabilidade e faz falta mais literacia gastronómica, não só entre alunos, professores e pessoal auxiliar, mas também nas famílias dos estudantes”.

Numa primeira fase, a aplicação deste programa será testada em duas escolas, sendo só depois alargado a outros estabelecimentos de ensino. Entretanto o trabalho realizado pela autarquia e pela Universidade do Porto será complementado com várias ações dirigidas a produtores e agentes económicos.

“Queremos seguir a estratégia europeia ‘do prado ao prato’, que incentiva a incorporação de produtos sazonais locais nas ementas escolares, e isso passa, por exemplo, por aproveitar a nossa produção de mirtilo e kiwi, o primeiro com muitas propriedades antioxidantes e o segundo muito rico em vitamina C. Mas o facto é que, para alimentar um universo escolar diário de 30.000 pessoas, é preciso que os produtores locais tenham capacidade de assegurar esse fornecimento”, diz Gil Ferreira, em declarações à Lusa. 

No âmbito da classificação de Santa Maria de Feira como Cidade Criativa da Gastronomia serão ainda estabelecidos protocolos com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e com a Associação para a Promoção da Gastronomia, Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade (AGAVI) para desenvolver projetos nas áreas da formação profissional, investigação e programas de estágio.

Clique aqui para conhecer outras histórias do projeto Janela de Esperança,  uma iniciativa da SIC Esperança, Fundação Gulbenkian, BPI e Fundação La Caixa.