“Programa Sempre Acompanhados” em Portugal para combater solidão dos mais velhos

“Programa Sempre Acompanhados” em Portugal para combater solidão dos mais velhos

Para combater a solidão dos mais velhos e fomentar relações de entreajuda foi lançado em Portugal o “Programa Sempre Acompanhados”, uma iniciativa da Fundação” la Caixa”, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).

O sucesso obtido em Espanha, onde o programa foi criado em 2013, foi inspirador para o seu lançamento, este ano, em Portugal, em colaboração com diversas instituições e entidades sociais.

Os objetivos consistem em “acompanhar os seniores e capacitá-los para que possam gerir a sua própria solidão; construir redes comunitárias sólidas capazes de fomentar relações de apoio e entreajuda e sensibilizar os cidadãos para a importância dessas relações.”

O Programa já está a funcionar em 14 municípios espanhóis, onde foi prestado apoio a mais de 550 pessoas, com base em acordos de colaboração estabelecidos com a Fundação ”la Caixa”, ação exercida em rede com mais de 200 organizações. 

A Fundação ”la Caixa” pretende agora estender a cobertura geográfica do “Sempre Acompanhados” a Portugal, iniciando a sua implementação nas cidades de Lisboa e Porto. Para isso, lançou um concurso destinado às várias instituições sociais privadas sem fins lucrativos com experiência no âmbito da solidão do público sénior e com forte presença nas freguesias de Alvalade e Olivais, em Lisboa, e nas freguesias de Bonfim e Centro Histórico, no Porto. 

A candidatura deverá ser apresentada pela entidade candidata e enviada para o e-mail seniores@fundacaolacaixa.org. até 13 de fevereiro, em Lisboa, estando ainda por definir a data de entrega no Porto.