“Pastor por um dia”, para proteger as florestas”

“Pastor por um dia”, para proteger as florestas”

O que fazer para sensibilizar as pessoas para a educação ambiental e para a prevenção de fogos florestais? Por exemplo, passear um rebanho, uma das melhores formas de conhecer a floresta. Além de contribuir para conhecer e respeitar o ambiente, é também um meio para promover o turismo e combate ao isolamento.

Com esses objetivos, a Junta de Freguesia de Serro Ventoso, no concelho de Porto de Mós, em Leiria, lança a iniciativa “Pastor por um dia”. Aos domingos, durante três horas, é possível passear um rebanho de “cabras sapadoras” no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Uma oportunidade para as crianças “explorarem” o mato com os pastores, verem os cabritos a mamar e perceberem de onde vem o leite. 

O pastoreio de cabras é também um método de prevenção de fogos florestais contribuindo ainda para que as pessoas mais isoladas saiam de casa e respirem o ar puro da serra, como nota Carlos Cordeiro, presidente da Junta. 

Com esta iniciativa a Junta de Freguesia já foi distinguida com uma menção honrosa atribuída pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil no Fórum Europeu para a Redução de Riscos de Catástrofes.

Os rebanhos ajudam a manter os terrenos limpos, criando faixas de contenção de incêndios. Contribuem ainda para criar postos de trabalho, desenvolvendo simultaneamente um negócio com a venda de animais e de estrume. 

As saídas com o rebanho de Serro Ventoso são limitadas a 20 participantes e podem ser reservadas na Junta de Freguesia (244 491 555) ou na associação Vertigem (927 992 386), com um custo de cinco euros por pessoa.