Fundação "la Caixa" atribuiu 30 milhões de euros para investigação em 2020

Fundação "la Caixa" atribuiu 30 milhões de euros para investigação em 2020
Trinta milhões de euros distribuídos por 230 bolsas foi quanto a Fundação “la Caixa” atribuiu, no ano passado a projetos de investigação que promovem a inovação.

Das 230 bolsas concedidas no âmbito do Programa de Bolsas da Fundação “la Caixa”, mais de metade, 120, destinaram-se a pós-graduações em vários países da Europa. As outras, apoiam doutoramentos e pós-doutoramentos nas mais diversas áreas, em Portugal e em Espanha.

Quais os cancros da próstata que vão metastizar? De que forma se poderão eliminar as bactérias que se introduzem nas células? Como desenvolver um método de ressonância magnética para melhor detetar e compreender a doença de Alzheimer e contribuir para tratamentos mais eficazes? Qual a influência das políticas de saúde mental, da forma como estão organizados os seus serviços e da lei, na opção pelos tratamentos compulsivos?

Estas são perguntas das quais partiram alguns dos projetos de investigação financiados pela Fundação “la Caixa” em 2020.

Estas bolsas são atribuídas anualmente pela instituição, há já 39 anos, desde 1982, com base na ideia de que o progresso científico, a inovação, a mobilidade e a qualificação profissional são cruciais para o desenvolvimento das pessoas e das sociedades. Destinam-se a estudantes interessados em aprofundar a sua formação superior com estudos de licenciatura, pós-graduação, doutoramento e pós-doutoramento.

Os critérios que presidem ao processo de seleção têm em conta a transparência, a equidade, a eficiência e a qualidade académica ou profissional.

Além do apoio económico, estas bolsas proporcionam programas de acompanhamento para tornar as experiências o mais enriquecedoras possíveis.