“Todos Somos Diferentes”, um concurso para combater a discriminação nas escolas

“Todos Somos Diferentes”, um concurso para combater a discriminação nas escolas

Todos somos diferentes e é preciso combater a discriminação desde cedo. Com base nesta ideia, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa lançou o concurso “Todos Somos Diferentes” em que, este ano, participaram 264 alunos e 29 professores de nove escolas básicas de oito agrupamentos escolares diferentes do concelho de Lisboa.

Oito escolas foram distinguidas pelos trabalhos com que procuraram sensibilizar para a importância de uma escola integradora e inclusiva das pessoas com deficiência e baseada nos princípios da solidariedade e da diversidade.

Na cerimónia de entrega dos prémios, o provedor da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho, afirmou que “é na diferença que encontramos a nossa maior riqueza enquanto pessoas” e acrescentou que este concurso deve ser “o motor de esperança que os nossos jovens precisam para se tornarem adultos conscientes e participativos”.

O concurso “Todos Somos Diferentes” foi desenvolvido e enquadrado no âmbito da associação dos Jogos Santa Casa às Lotarias Europeias.

O seu regulamento estabelece que os melhores trabalhos de cada escalão -1.º, 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico - recebem prémios pecuniários entre os 1500 e os 5000 euros. Os projetos apresentados devem ter em vista um parque escolar mais inclusivo.