Literacia digital para todos

Literacia digital para todos

Em Vila Nova da Barquinha, os mais velhos infoexcluídos aprendem a usar a internet no seu dia a dia, graças ao Programa EUSOUDIGITAL.

 “Gostaria de ensinar a sua mãe a criar uma conta de e-mail? O seu vizinho precisa de ajuda para aderir às redes sociais? Gostaria de mostrar à sua avó como pode fazer uma videochamada para a família que está distante?” Com estas questões, a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha divulga o Programa EUSOUDIGITAL que tem como objetivo promover a literacia digital junto dos mais velhos 

Vila Nova da Barquinha dispõe de um dos 70 Centro de Capacitação Digital para Adultos já criados em todo o país, no âmbito daquele programa, para ajudar os portugueses infoexcluídos a usar a internet. 

O Município celebrou um protocolo com uma das entidades responsáveis pelo desenvolvimento do Programa, EUSOUDIGITAL (A2D) iniciativa cofinanciada pelo Portugal 2020 e pelo Fundo Social Europeu.

O Programa visa a capacitação digital de um milhão de adultos em Portugal até ao fim de 2023, objetivo a alcançar com o contributo de mais de 30 000 voluntários, apoiados em mais de 1500 Centros espalhados por todo o país.

É aí que se desenvolve um trabalho dirigido, sobretudo, a pessoas com idade superior a 45 anos, sem conhecimento sobre o funcionamento das novas tecnologias e do mundo online e com interesse em ganhar competências nessa área. Entre os principais objetivos, inclui-se o de facilitar o acesso ao mundo laboral através da internet, e o de combater o isolamento por meio de ferramentas digitais de comunicação.

As ações de formação, utilizando smartphones, tablets ou computadores são realizadas por Mentores em locais de proximidade comunitária, uma iniciativa que requer a participação de parceiros, como a Formação Ocupacional de Seniores e o CLDS 4G – 2 Gerações em Terra de Sorrisos

Em Vila Nova da Barquinha o Centro EU SOU DIGITAL vai funcionar nas instalações da Biblioteca Municipal, no Largo 1.º dezembro, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00.