Fundação ‘La Caixa’ apoia artistas

Fundação ‘La Caixa’ apoia artistas

É artista e tem um projeto para uma obra de arte? Pode concorrer ao “Apoio à Criação” da Fundação ”la Caixa”.

Até ao próximo dia 25 de abril, os artistas (ou coletivos de artistas) que tenham um projeto em curso ou pretendam realizá-lo em colaboração com um museu, galeria ou outro tipo de instituição artística podem candidatar-se ao concurso “Apoio à Criação ’22. Produção” da Fundação ”la Caixa”.

Para isso, só precisam de ser maiores de 18 anos, ter nacionalidade espanhola ou portuguesa ou título de autorização de residência em Espanha ou Portugal.

O concurso “Apoio à Criação”, que inclui ComisArt, lançada em 2012 e destinada a jovens comissários, e a presente Produção iniciada em 2018, insere-se no compromisso da Fundação ”la Caixa” com a arte contemporânea que  abrange atualmente a sua Coleção de Arte Contemporânea, com quase quarenta anos de história.

Apoio à Criação ’22. Produção tem como objetivo o apoio a artistas que necessitam de apoio financeiro e profissional para produzir uma obra de arte, sempre que o processo de produção artística tenha uma continuidade e pretenda tornar-se uma referência em Espanha e Portugal.

Para além da apresentação da proposta e do calendário do projeto, os artistas devem elaborar um orçamento de produção e de honorários, bem como certificar o compromisso de um agente externo que garanta a exposição ou divulgação da obra de arte produzida e, por conseguinte, a continuidade da mesma.

A produção das obras selecionadas será realizada durante os dois anos seguintes e receberá recursos da Fundação ”la Caixa”, bem como assessoria da sua equipa de exposições.

Encerrado o projeto, todas as obras de arte produzidas serão avaliadas pelo comité de compras da Fundação ”la Caixa”, de forma a analisar a possibilidade da sua aquisição e integração na Coleção de Arte Contemporânea.