Santa Casa cria Núcleo em Mafra para defender direitos da criança

Santa Casa cria Núcleo em Mafra para defender direitos da criança

Promover os direitos e a proteção das crianças e jovens é o objetivo do novo Núcleo de Infância e Juventude de Mafra (NIJ) inaugurado em fevereiro pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).

O núcleo de Mafra é o terceiro a abrir fora da capital, no âmbito do protocolo de cooperação entre o Instituto da Segurança Social, I.P. e a Santa Casa. Assinado em 2019, este protocolo prevê que a intervenção desta instituição na área da infância e juventude, seja alargada a outros concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, como Sintra, Amadora, Loures, Odivelas, Cascais, Oeiras e Vila Franca de Xira.

Em conjunto com todos os parceiros da rede social, a SCML desenvolve uma estratégia concertada entre as várias entidades com competência nos assuntos da infância e juventude

O Núcleo de Infância e Juventude de Mafra junta-se agora aos da Amadora e de Vila Franca de Xira, já em funcionamento, estando prevista a criação do NIJ de Oeiras ainda no primeiro semestre deste ano. 

Estes núcleos desenvolvem a sua intervenção na assessoria técnica aos Juízos de Família e Menores, nomeadamente na área da promoção e proteção e tutelar cível, na representação da Segurança Social nas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, na gestão do acolhimento familiar e residencial e nas competências legais em matéria de adoção e apadrinhamento civil.