Saúde oral gratuita para crianças e jovens

Saúde oral gratuita para crianças e jovens

Desde que abriu, há dois anos, na Avenida Almirante Reis, o SOL – Saúde Oral em Lisboa, um serviço da Santa Casa da Misericórdia, já atendeu mais de 9.000 pessoas, de 38 nacionalidades e realizou 40.000 consultas gratuitas.

Tem entre 0 e 18 anos e precisa de ir ao dentista? Se vive na capital, tem acesso aos serviços gratuitos do SOL – Saúde Oral em Lisboa, um equipamento da Misericórdia de Lisboa que tem como principal objetivo a prevenção da saúde oral das crianças e jovens.

Para a inscrição nos vários tipos de consultas, basta apresentar o documento de identificação e confirmar o local de residência e a idade.

Segundo André Brandão de Almeida, coordenador e diretor clínico do SOL, o trabalho desenvolvido ao longo destes dois anos, tem sido mais no âmbito do tratamento do que da prevenção. O objetivo é alterar esta realidade, ou seja, fazer com que a resposta seja, cada vez mais, de prevenção, de tratamento precoce e de mudança de hábitos.

Um dos mais recentes estudos e projetos desenvolvidos pelo SOL, sobre os hábitos alimentares durante o período de confinamento, revela que as crianças ingeriram mais produtos açucarados e mais fruta fresca do que era habitual. Outra conclusão: durante o tempo em que ficaram em casa, as crianças alteraram a frequência com que lavaram os dentes.