Serra da Estrela: lã de ovelhas bordaleiras dá origem a almofadas de luxo

Loading...

Associação Nacional de Criadores de Ovinos comprou toda a lã desta espécie.

Os pastores da Serra da Estrela têm razões para sorrir. A Associação Nacional de Criadores de Ovinos decidiu comprar toda a lã das ovelhas originárias da região, a preço justo, e, transformar a matéria-prima em almofadas de luxo. O projeto também envolve a Turiestrela que tem uma nova atração na Torre.

Atualmente existem 236 registados na Associação Nacional de Criadores de Ovinos o que se traduz num total de 23,500 mil ovelhas certificadas. Nos anos 80 registavam-se 275 mil cabeças de gado deste género.

A espécie autóctone da Serra da Estrela, a Bordaleira tem vindo a perder expressão no contexto nacional devido a esta quebra no número de pastores. Agora, os criadores destes animais veem o seu trabalho ser mais valorizado depois da Associação de Criadores de Ovinos se chegar à frente para adquirir a lã de 23 mil exemplares da espécie.

Atualmente o pastor é pago a dois euros o quilo, ao invés dos 20 cêntimos de há algum tempo atrás. Este valor é visto por quem trabalha na área, como justo.

Em Gouveia, um casal de engenheiros têxteis produz almofadas com a lã das bordaleiras. Adquiriram 40 mil quilos de lã do ano passado e com ela vão produzir cerca de 23 mil almofadas de luxo.

Na antiga casa da guarda da torre da Serra da Estrela é possível ver e comprar almofadas deste tipo que são vistas como uma forma de valorizar o reduzido número de pastores que ainda existem na Serra da Estrela.