Médicos de especialidade vão ao centro de saúde de Figueira de Castelo Rodrigo dar consultas

Médicos de especialidade vão ao centro de saúde de Figueira de Castelo Rodrigo dar consultas

Esta é mais uma reportagem no âmbito do projeto Janela de Esperança, uma iniciativa da SIC Esperança, Fundação Gulbenkian, BPI e Fundação La Caixa.

Durante uma manhã de sábado, 35 médicos de 13 especialidade consultaram quase 200 pessoas em Figueira de Castelo Rodrigo, na Guarda. A iniciativa da Fundação Álvaro de Carvalho quis mostrar que o paradigma da prestação de cuidados de saúde em zonas periféricas tem de mudar.

A carência de cardiologistas no hospital da Guarda obriga à drenagem constante de doentes para outros hospitais. Em Figueira de Castelo Rodrigo, os pouco mais de cinco mil habitantes contam apenas com quatro médicos de saúde familiar.

A Fundação Álvaro de Carvalho encheu o centro de saúde dos especialistas que faltam o ano inteiro. Quase duas centenas de pessoas aproveitaram a ocasião para ir a uma consulta.

Para já ficou o registo de um dia de acesso a múltiplas especialidades médicas à porta de casa. Mais saúde para todos os que se inscreveram e não perderam a viagem assegurada pelo município.